O sonho de ter nas mãos a escritura do terreno se aproxima cada vez mais para os moradores do loteamento Vida Nova. O prefeito Clésio Salvaro convocou moradores da localidade ao gabinete para dar uma boa notícia. Os representantes da comunidade foram comunicados de que o projeto de lei encaminhado pelo Município pela regularização da área entrará em votação na Câmara de Vereadores na sessão extraordinária de segunda-feira (6).
Mais de 700 famílias ocupam há mais de 10 anos a área de 302.500m², pertencente à antiga Carbonífera Nova Próspera, situada na região da Grande Próspera. O terreno vale em torno de R$ 2,4 milhões. O projeto contempla o pagamento parcelado pela prefeitura à empresa e, no segundo momento, a regularização da situação dos moradores.
A área está em processo de desapropriação. O Governo Municipal vem buscando a solução para o problema das famílias. Em junho de 2008, o então governador Luiz Henrique da Silveira assinou um decreto declarando o Vida Nova como de interesse público do Estado. O documento foi revogado em meados do ano passado. "Temos buscado alternativas. Antes estávamos amarrados a esse decreto, que nos impossibilitava de agir em prol das famílias", disse a secretária do sistema Social, Geovânia de Sá.
O prefeito Clésio Salvaro decretou o Vida Nova como de interesse público do Município. Contou aos moradores que esteve em reuniões com os proprietários do terreno e com o Poder Judiciário para assegurar a resolução do caso. "Caso a Câmara aprove, em primeiro momento a área ficará em nome da prefeitura. A partir daí vamos fazer um documento de cessão de uso para cada morador e iniciar o processo de regularização", relatou o mandatário do Município aos representantes do loteamento.
Mais informações:
Geovânia de Sá – 9164-5304
Texto/fotos: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
www.criciuma.sc.gov.br