Começa estudo para verificar onde serão instaladas as câmeras de monitoramento em Urussanga

Um estudo técnico irá verificar onde serão instaladas as dez câmeras para o monitoramento urbano em Urussanga. Nesta quinta-feira, 26, o responsável pela implantação do sistema de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, major da Polícia Militar Sérgio André Maliceski, esteve no município para realizar um levantamento técnico e definir os pontos onde serão instaladas as câmeras. Conforme havia sido planejado na assinatura do convênio com o Governo do Estado, em outubro do ano passado, foi previsto para janeiro o início dos trabalhos. Segundo o major, é possível que até abril seja iniciada a instalação dos equipamentos. "Estamos estudando os pontos e analisando qual seria o melhor posicionamento da câmera. A ideia é que haja um maior aproveitamento do espaço para contemplar mais estabelecimentos e locais onde transitam um grande número de pessoas", explica.

O major Maliceski vai visitar durante todo o dia os dez pontos previamente identificados no projeto de videomonitoramento da Polícia Militar. Ele vai apontar as mudanças a serem feitas e definir a viabilidade dos locais onde serão instaladas as câmeras. "Precisamos estar atentos às características dos pontos, por exemplo, se há disponibilidade para a passagem do cabeamento, entrada de energia e a questão visual", comenta. Os três trevos do município deverão receber as câmeras, assim como a Praça Anita Garibaldi e diferentes pontos para fechar o circuito. Estas câmeras são de alta resolução, possuem ângulo de 360 graus com um alcance de até 250 metros. Segundo a secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento de Urussanga, Stela Maris De Agostin Talamini, as câmeras poderão intimidar ações de vandalismo e depredação do patrimônio público. "O sistema vai aumentar a sensação de segurança na população, ajudando a identificar e elucidar casos que venham a ocorrer no município", ressalta.

Segundo comandante da Polícia Militar de Urussanga, capitão Valdeci Oliveira da Silva, o videomonitoramento não é a solução dos problemas de segurança, e sim uma ferramenta a serviço da população. "Os policiais vão monitorar o sistema 24 horas e usufruir de todo o potencial oferecido por esta ferramenta. Vai permitir um controle sobre a conduta das pessoas e do ambiente, possibilitando a identificação imediata do autor do delito e a obtenção de provas", lembra a autoridade. O convênio para instalação dos equipamentos é uma parceria entre Urussanga e Governo do Estado, através das secretarias de Estado da Segurança Pública e Turismo, Cultura e Esporte. O valor total destinado para a instalação das câmeras gira em torno de 260 mil reais.

 

Fotos: Comandante da Polícia Militar de Urussanga, capitão Valdeci Oliveira da Silva (usando a farda), responsável pela implantação do sistema de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, major da Polícia Militar Sérgio André Maliceski e secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento de Urussanga, Stela Maris De Agostin Talamini.

 

Entrevistas:
Stela Maris de Agostin Talamini – secretária de Infraestrutura e Desenvolvimento de Urussanga
Fone: (48) 9164-6532

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Urussanga
Diene Lemos
Fone: (48) 9921-2419

 

 

——————————————————————————–