O tráfego sob uma ponte construída há mais de trinta anos na Rua Olívio Antunes Corrêa, no bairro Santo Antônio, foi interrompido pela Defesa Civil no fim da tarde deste domingo, (22). A medida foi tomada como cautela pela Defesa Civil, já que o trânsito é intenso nesta via e a ponte que teve problemas em sua estrutura ficará interditada por tempo indeterminado. Amanhã, segunda-feira, (23) engenheiros da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Município estarão no local para avaliar a estrutura que cedeu em função da força das águas.
O isolamento foi considerado importante pelos moradores. O aposentado Antônio Costa disse que o Governo fez um excelente trabalho com o desassoreamento do Rio Criciúma. "Percebemos que o pilar de sustentação cedeu e acionamos a Defesa Civil que logo tomou as devidas providências. Passam por aqui muitos ônibus e caminhões pesados, o melhor caminho é mesmo interditar. Esta ponte é antiga e nunca vimos reformas", comenta.
Morador do bairro Floresta que utiliza com frequência a via, o aposentado Nildo Silva Engênio, aprovou a interrupção do trânsito. Para ele, a ponte que foi construída há muitos anos não estava mais suportando o desgaste causado pelo tempo. "As pessoas estão vendo a sinalização, quem passar por aqui estará assumindo a sua responsabilidade", pontuou.
A coordenadora da Defesa Civil Ângela Mello afirmou que a chuva desta tarde foi muito forte. E destacou que em função dos trabalhos de prevenção e minimização de desastres, como o desassoreamento ao Rio Criciúma e a construção do canal auxiliar na área central, realizados pelo Governo do Município, não foram registrados grandes problemas.
O prefeito Clésio Salvaro entrou em contato com a Defesa Civil para tomar conhecimento da situação. A coordenadora repassou ao chefe do poder executivo que a situação das pontes e que algumas vias foram cobertas por lâminas de água, o que é considerado normal. "O que nos conforta é que em outras épocas, com chuvas semelhantes a de hoje teríamos enfrentado alagamentos ou situações mais delicadas", ressaltou.
Outra ponte que liga os bairros Paraíso e Boa Vista também está sob avaliação da Defesa Civil. Técnicos da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana já estiveram no local para avaliar as rachaduras apresentadas na estrutura da ponte. Conforme o secretário Adjunto Verceli Coral o rompimento de uma tubulação da Casan causou movimento no solo danificando a estrutura de pedra da ponte.
Moradores de uma casa ao lado do Rio foram orientados a saírem da residência em virtude dos riscos eminentes apresentados com rachaduras na cozinha e no banheiro. A família composta pelo casal e dois filhos está alojada temporariamente em casa de um vizinho. "Com eles seguros nós podemos trabalhar de forma burocrática para viabilizar a reestruturação do lar", garante Ângela.
Mais informações:
Ângela Mello/ 9164 5298
Texto: Kênia Pacheco/ SC 04580 JP
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br