Depois de cinco anos de sofrimento devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas que invadiam o bairro Imperatriz, a moradora Rosilda Demétrio pode comemorar hoje (6), junto com seus vizinhos a inauguração da ponte que liga os bairros Imperatriz e São Francisco.
Esta obra, inaugurada hoje, no dia do aniversário da cidade pelo prefeito Clésio Salvaro, juntamente com o vice Márcio Búrigo, é mais uma importante ação voltada para a prevenção de enchentes. Isso porque junto com a construção da ponte no bairro Imperatriz, o Governo do Município resgatou e indenizou algumas famílias que residiam em situação de risco ao lado do rio que por muitas vezes invadiu as casas. Além disso, a secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana alargou o rio, provocando uma maior vazão para o mesmo por meio do desassoreamento daquele local.
"Nós já investimos mais de 12 milhões de reais em um único objetivo: a prevenção de enchentes. O sofrimento destas famílias que aqui moravam era tanto, que pelas mais de 150 visitas que eu e o prefeito fizemos nós traçamos uma meta de que deveríamos fazer algo aqui", comentou o vice-prefeito Márcio Búrigo.
A inauguração da ponte marcou o lançamento do projeto: uma obra por dia útil. A intenção do projeto é inaugurar durante todo este ano uma obra por dia que atenda as necessidades da população, seja na área da saúde, educação ou também na assistência social, esporte, cultura e lazer.
Valmir Mouro reside há mais de 16 anos na localidade e ressalta que nunca havia visto um investimento tão merecido em seu bairro. "A nossa maior agonia e tristeza era o fato de ver nossas casas a cada chuva sendo tomadas de água. Por muitas vezes reivindicamos por solução, a ponte aqui era feita de cano, muita gente caiu, era uma vergonha. Graças a esse governo vamos poder passar de um bairro para o outro com segurança", disse ele.
O prefeito Clésio Salvaro, destacou que esta ação do governo nos bairros Imperatriz e São Francisco é o resgate da dignidade dos moradores. "Era constrangedor ver como estes criciumenses se locomoviam de um bairro para o outro. Era algo improvisado que nem se deve chamar de ponte. Construímos uma segura, alargamos o rio, desassoreamos e o principal devolvemos a dignidade para esta comunidade. Dignidade de transitar com segurança e ainda, de ter a certeza de que uma solução foi plantada para tentar evitar as cheias. Um presente para este bairro no dia do aniversário de Criciúma", ressaltou Salvaro.
Mais informações:
Texto: Fran Lima
Foto: Mateus Mastella
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br