A Vigilância Sanitária de Içara dedetizou cerca de 60 casas na localidade de Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão. O inseticida foi aplicado em residências onde foi detectada a presença de pulgas, carrapatos e bichos de pé. A aplicação foi feita nesta quarta-feira (04) por uma empresa especializada contratada pela prefeitura e coordenada pelos fiscais da vigilância.
"A aplicação foi feita nas casas com maior incidência a exemplo da ação realizada na última temporada", explicou Clair da Silva coordenador da Visa no município e no Distrito do Balneário Rincão acrescentando que em sete dias o trabalho será feito novamente, "pois o ciclo dos insetos é de sete dias tornado a reaplicação necessária".
Além da aplicação do praguecida, os funcionários da vigilância sanitária de Içara também repassaram informações sobre os meios de evitar a proliferação das pragas e explicaram os procedimentos que devem ser adotados pelos moradores durante e depois da dedetização, com as recomendações necessárias para sua segurança.
Borrachudo – Paralelamente a Prefeitura de Içara, a Subprefeitura do Balneário Rincão, por meio da vigilância sanitária vem realizando periodicamente a aplicação de larvicida biológico em pontos distintos desde a Lagoa do Jacaré e ao longo do arroio na região central do Balneário Rincão.
As aplicações que acontecem quinzenalmente têm como objetivo quebrar o ciclo de procriação dos borrachudos, freqüentes em grande número na temporada de verão. O coordenador da Visa informa que "O larvicida aplicado é biodegradável e não causa nenhum mal à população, e a aplicação do produto ataca unicamente as larvas, não matando os insetos já desenvolvidos, o que exige que o processo seja repetido duas vezes por mês".
Mais informações:
Clair da Silva – (048) 99042540
Coordenador da Vigilância Sanitária de Içara
Assessoria de Comunicação PMI
Texto/fotos: Alexandra Cavaler
Imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 84778384 – 34681068
Assessoria de Comunicação PMI
Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537