Foram coletadas no mês de novembro de 2011, 173 preventivos e solicitadas 58 mamografias.
A campanha do preventivo e mamografia realizada no Hospital São José em novembro coletou 173 preventivos e teve 58 mamografias solicitadas para as colaboradoras da instituição.
Os procedimentos foram realizados através das parcerias com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Secretaria de Saúde do Município de Criciúma. O objetivo foi atingir as mulheres trabalhadoras que muitas vezes não dispõe de tempo para cuidar da saúde.
De acordo com a coordenadora de Atenção Especializada Letícia Rodrigues a campanha apresentou um resultado bastante positivo. "Com isso aumentamos nossa cobertura na coleta e detectamos precocemente as patologias que acometem a saúde da mulher, nesse caso o câncer de colo de útero e de mama" afirma Letícia.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como papanicolau, por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
A campanha aconteceu entre a segunda e terceira semana do mês, sendo quatro manhãs, duas tardes e duas noites.
Mais informações:
Letícia Rodrigues / (48) 3445-8436
Texto: Jessica Rosso
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br