Turismo integra planejamento de Criciúma para 2012

A indústria do turismo está no planejamento estratégico do Governo do Município para ser aquecida no ano que vem. Em 2012, a construção de um teleférico está entre as possibilidades mais próximas de se concretizar, em Criciúma. A ideia do prefeito Clésio Salvaro é fazer a cidade conhecida nacionalmente como a capital brasileira do carvão mineral e do revestimento cerâmico no século passado seja destaque também por sua beleza natural.

Para colocar o projeto em prática, o Governo vai contar com a parceria da iniciativa privada. Um projeto já foi elaborado e técnicos da prefeitura devem viajar para as cidades de Nova Trento e Balneário Camboriú para conferir de perto a viabilização do teleférico turístico. O empreendimento deve ser construído entre o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, e o Parque Natural Municipal Morro do Céu, localizado no bairro São Cristóvão, que tem área de 835 mil metros quadrados de preservação na região urbana.

Para fomentar a indústria do turismo, Salvaro acredita que o teleférico será uma grande novidade na região e vai atrair visitantes de todo o Estado. Além da inovação, Criciúma explora no turismo a sua história no desenvolvimento econômico por meio da Mina de Visitação Octávio Fontana. E tem, desde setembro de 2011, o Parque das Nações Cincinato Naspolini, destaque na região Sul como um grande espaço de lazer que atrai visitantes para o tradicional passeio na locomotiva Terezinha.

Investimento pode surgir da iniciativa privada

O prefeito Clésio Salvaro afirma que entre os objetivos de colocar a ideia de construir um teleférico em prática está o de buscar recursos para o investimento na iniciativa privada. Enquanto o projeto não sai do papel, o chefe do Executivo conversa com vários empresários e vai mostrar a quem possa interessar em investir no turismo.

O empresário e médico Flávio Spillere Júnior concordou com a ideia e acredita que este projeto possa ser o início de uma tendência turística que falta em Criciúma atualmente. "Devemos sim despertar para a indústria que além de não poluir, tornará a cidade muito mais atraente. O mundo todo está voltado para o turismo e não podemos perder este bonde", pontuou Spillere.

Ele comentou inclusive que, neste caso, o mais importante não é sair ou não o teleférico, mas sim o interesse do Governo. "O que vale neste momento é saber que a administração está demonstrando interesse pelo turismo. O jeito arrojado, ousado e empreendedor do prefeito vai contribuir muito neste processo", exaltou.

 

Mais informações:
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br

 

——————————————————————————–