No último fim de semana, aconteceu, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Sob o tema "Por um país livre da pobreza e da discriminação promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais", o encontro reuniu mais de mil pessoas de todos os estados brasileiros. Santa Catarina esteve representada por dez delegados, sendo que do sul do estado, apenas o município de Içara enviou representantes: Sidnei Campos Brandão e Sandra Luiz Martins Claudino
Para a coordenadora dos Programas de DSTs/HIV/Aids em Içara, Samira Abdenur, esta foi uma grande oportunidade de aprendizado. "O trabalho que é desenvolvido em Içara pelos nossos Programas de DSTs/HIV/Aids recebe destaque na região. Participando dessa conferência, tivemos a oportunidade de discutir e encaminhar projetos que melhorem a saúde e a qualidade de vida não só dos pacientes do município, mas de todo o Brasil".
Em Içara, atualmente, 312 pacientes virais são assistidos pelo município, sendo que 160 deles já desenvolveram a doença. Além da medicação garantida, esses pacientes dispõem de exames de controle de imunidade, atendimento de médico ginecologista e infectologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira e técnica de enfermagem e ainda participam de grupos de psicoterapia.
—
Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto: Karol Carvalho
(48) 3431-3500 / 9668-8213