Governo investe mais R$ 200 mil em regularização fundiária

Famílias de mais de dez bairros de Criciúma serão beneficiadas com o programa de regularização fundiária realizado pelo Governo do Município. A assinatura da ordem de serviço para que a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC dê início aos trabalhos foi assinada na tarde de hoje (15), no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. O vice Márcio Búrigo, o magnífico reitor Gildo Volpato e moradores participaram da reunião.

Juntos os terrenos somam um milhão e duzentos mil metros quadrados. O valor total dos serviços contratados é de R$ 200 mil, com prazo de execução de 12 meses. O primeiro passo agora é o levantamento topográfico destas áreas, que, de acordo com Volpato será realizada pelos técnicos do setor de cartografia Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (IPAT), que vai contar com a colaboração dos alunos de engenharia de agrimensura para a execução dos mesmos.

O vice-prefeito Márcio Búrigo disse que a prioridade do Governo é legalizar todas as áreas irregulares da cidade, mas, a demanda é grande e os trabalhos lentos em função da burocracia. "O mais importante é que estamos conseguindo fazer as coisas andarem. Devemos atingir em quatro anos, cerca de três mil regularizações", pontuou.

O prefeito Clésio Salvaro disse que aproximadamente mil família serão beneficiadas nesta etapa do projeto. Ele explicou que o levantamento topográfico vai dar início ao processo e depois será iniciado o desmembramento. "Nossa intenção é fazer com que as pessoas possam dizer: este é o meu chão. Queremos que tenham documento do local onde vivem e que estejam tranquilos, sem medo de perder ou ser despejados", disse Salvaro.

Moradores satisfeitos com o programa

A regularização fundiária deixa muitas pessoas felizes. O presidente da Associação de Moradores do bairro Anita Garibaldi, Antônio Guimarães Barbosa conta que o problema naquela comunidade iniciou em 1992. Em 1999, as famílias foram despejadas e o Município chegou a intervir e fez um financiamento para quitar a dívida das terras, mas, não pagou. Com isso, ele lembra que muitas pessoas vivem sem sossego, com medo de perder a moradia.

"Os moradores estão encantados com esta nova chance. Estão apostando todas as fichas, pois, o prefeito buscou para ele a responsabilidade e agora parece que vai dar certo de verdade", disse Barbosa.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Mineira Nova Gilberto Silva diz que a satisfação entre os moradores quando o assunto é regularização é intensa. "Foi algo que a comunidade sempre quis e agora viu que tudo pode melhorar. Fizemos um levantamento e somente uma área tem quase 30% de moradores sem escrituras", comentou ele.

 

Mais informações:

Geovânia de Sá/ 9164 5304

Texto: Kênia Pacheco/ SC 04580 JP

Fotos: João Pedro Alves/ SC 04171 JP

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br