Palestra dá continuidade as ações na luta contra AIDS em Içara

Uma noite de muitas emoções, aprendizado e gargalhadas; foi o que a palestra "Relacionamentos para sempre", com a educadora sexual Andréia Berté, proporcionou aos convidados. O evento aconteceu na noite de ontem, dia 13, na Sociedade Ipiranga, em Içara.

 


Promovido pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal DSTs/HIV/Aids, o evento que reuniu mais de 120 pessoas, era parte, ainda, do calendário do Dia Mundial contra a Aids.

 


Andréia Berté, de Curitiba, falou sobre como manter relacionamentos estáveis e apaixonados com o passar dos anos. "No Brasil, a cada 13 segundos um casal se separa. Isso, muitas vezes, acontece porque o casal vive a família e esquece do namoro, esquece como tudo começou", explica.

 


"Sou soro positivo e sou feliz"

 


Profissionais da saúde, pacientes, secretários e gestores municipais e regionais, além da comunidade em geral, que participaram do evento, tiveram a oportunidade de conhecer sobre o dia a dia de uma pessoa portadora do vírus HIV, bem como sobre preconceito e sexualidade.

 


Segundo a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids, Samira Abdenur, apesar da evolução da medicina e da quantidade de informações, há ainda muito preconceito. "Infelizmente, somente a informação não consegue mudar a realidade. O preconceito ainda é muito presente, só que é maquiado", aponta.

 


Antes da palestra, uma surpresa. Andréia Correia Zeferino, portadora do vírus HIV há dez anos, contou sua história de vida, deixando todos os convidados emocionados.

 

 

"Agradeço muito a minha mãe que conseguiu quebrar o preconceito dentro da minha casa. Minha mãe, minhas filhas, minha neta, são os meus pilares. E hoje, eu não tenho vergonha de dizer: sou soropositivo. Sou normal, sou gente, sou feliz!", expressou emocionada Andréia.

 


Atualmente, 312 pacientes virais são assistidos pelo município, sendo que 160 deles já desenvolveram a doença. Além da medicação garantida, esses pacientes dispõem de exames de controle de imunidade, atendimento de médico ginecologista e infectologista, nutricionista, psicóloga, enfermeira e técnica de enfermagem e ainda participam de grupos de psicoterapia.

 


Homenagens e premiações

No evento, foi feito a entrega de prêmio aos vencedores do 2° Concurso Municipal de Mascotes para a campanha contra a Aids. Os participantes foram alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal.

 


Ainda na cerimônia, os médicos do Programa foram homenageados por seus pacientes pela dedicação e amor com que os atendem.

 

Mais informações
Coordenadora Programas DSTs/HIV/Aids
Samira Abdenur – 3432-8890

Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto e Fotos: Karol Carvalho
(48) 3431-3500