A secretaria do sistema de Saúde de Criciúma avisa aos pacientes usuários dos medicamentos considerados essenciais e aos médicos que realizam os encaminhamentos, para que utilizem o sistema no site da prefeitura (www.criciuma.sc.gov.br) no link: Lista de medicamentos básica para acompanhar quais os medicamentos são disponibilizados nas unidades de saúde.
O pedido é para que os médicos realizem a consulta via internet para terem conhecimento e repassarem aos pacientes os remédios que são oferecidos. "Estamos fazendo este alerta para que o paciente já saia da unidade com a certeza de quais são disponibilizados pela secretaria. Todo paciente com receituário do SUS e maior de 18 anos pode pegar os remédios na própria unidade atendida", explicou o coordenador da Assistência Farmacêutica da secretaria, Luiz Mário Cardoso.
Já os medicamentos controlados o paciente deve retirá-los na Farmácia Central que fica no prédio do PAM (Pronto Atendimento Municipal). "Para pegar os remédios controlados, o mesmo procedimento deve ser realizado", comentou.
São considerados medicamentos básicos ou essenciais aqueles destinados à atenção primária, que atendem as necessidades prioritárias de cuidados com a saúde da população. "Destacamos alguns medicamentos como analgésicos, antitérmicos, antibióticos e antiinflamatórios", disse.
Para selecionar os medicamentos básicos o município possui uma comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT). "O trabalho é feito através de profissionais como médicos, enfermeiros e farmacêuticos, norteados pela Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e por portarias de financiamento vigentes, junto com o perfil epidemiológico da cidade. Ficando assim, definidos quais os medicamentos serão fornecidos nas unidades básicas de saúde, criando, a Relação de Medicamentos Essenciais (REMUME)", pontua Cardoso.
A secretaria conta também com a Farmácia Popular para o fornecimento de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. Um dos objetivos da Farmácia popular é beneficiar, principalmente, as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
Mais informações:
Luiz Mario Cardoso: 3445.8408
Texto: Fran Lima
Foto: Divulgação
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993