O menino de ouro agora quer mais

Depois de conquistar duas medalhas de ouro e uma medalha de bronze na 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) o atleta da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e revelação desta edição, Ramires Machado, 18 anos, agora quer mais. O jovem atleta está de férias dos treinamentos que aconteciam diariamente na pista de atletismo da Unesc, mas já faz planos futuros. "Quero continuar a treinar defendendo Criciúma, mas penso em ter uma experiência em uma cidade grande", comentou o atleta.

O menino de ouro começou a treinar o atletismo há três anos, mas já conquistou resultados que o surpreenderam. Logo depois de dois meses que havia iniciado os treinamentos, Ramires conquistou medalhas na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) e logo já começou a se destacar em outras competições, até que medalhou novamente na Olesc, nos Joguinhos Abertos e esse ano para a surpresa de muitos nos JASC. "Assim como a maioria dos garotos eu tinha intenção de ser jogador de futebol, até tentei, mas não deu muito certo. Foi então que eu fui descoberto no projeto Festival de Atletismo e com muito treinamento conquistei medalhas", relatou ele.

O Festival coordenado pela Fundação de Esportes em parceria com a Fátima Esportes é realizado anualmente e o objetivo é descobrir talentos para o atletismo, promovendo uma integração entre as escolas do município. "Lembro que fiz um salto e minha marca foi boa. A partir daquele dia o coordenador da modalidade me convidou para iniciar os treinamentos, fiz um teste e desde então estou lá", comenta.

Conforme o coordenador do atletismo, Sandro Araujo, Ramires já se destacava nas aulas de educação física por ser rápido. "Eu era professor na escola onde ele estudava e percebi nele uma agilidade diferente. Foi então que fiz o convite e a prova do talento dele foram os inúmeros títulos que já conquistou", explicou Araújo.

Ramires conta que sempre acreditou em si mesmo, mas depois das medalhas que garantiu nos Jogos Abertos sua certeza aumentou. "Minha "ficha caiu", depois desses resultados que obtive. Agradeço por todo o apoio que sempre recebi do meu técnico Roberto Bortolotto porque no JASC foi ele quem me chamou de lado e me disse "Ramires acredita e luta pela medalha" e, principalmente agradeço minha mãe e minha irmã todo o apoio que recebo delas", compartilhou Ramires sorridente.

Orgulho da dona Matilde Machado, o atleta é bolsista da FME e o que ganha ajuda sua mãe com as despesas da casa. "Sem dúvida alguma ele é um menino de ouro e com certeza já está mostrando todo o seu talento. Acredito muito no potencial dele e que ele ainda, vai se destacar muito aqui e até mesmo fora como são seus planos. Tudo que ele recebe me ajuda com as finanças, pois somos só eu, ele e a minha outra filha", ressalta a mãe.

Ramires agora quer seguir em frente e escrever mais uma página de sua carreira em 2012. "Vou continuar me dedicando muito e mostrando o meu melhor. Tenho orgulho em defender Criciúma, pois tudo o que eu conquistei eu devo ao atletismo", finalizou.

 

Mais informações:
Sandro Araújo: 9908.7686
Ramires Machado: 8839.3189
Texto: Fran Lima
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
WWW.criciuma.sc.gov.br


______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993