Método de avaliação ainda é desafio para os professores

Um dos maiores desafios dos professores sempre foi avaliar o rendimento dos alunos no processo do ensino-aprendizagem. Entre os estudantes, a fama não é das melhores, mas segundo professores a tradicional – prova – pode e deve ser aplicada em sala de aula. Porém admitem que o educador deva tomar alguns cuidados com a forma de abordagem.

A Secretaria do Sistema de Educação, está promovendo o 12º Seminário de Educação hoje (17) e amanhã (18), durante o dia inteiro, no teatro municipal Elias Angeloni. O evento ocorre de dois em dois anos. O tema central desse ano é "Os desafios da aprendizagem e avaliação significativa".

O evento conta com a presença de dois professores doutores, Cipriano Luckesi e Júlio César Furtado, que falarão sobre a avaliação no processo ensino-aprendizagem. "A avaliação é um dos focos para saber se o aluno está progredindo, mas as tão temidas provas, com questões dissertativas e objetivas não são as únicas formas de avaliar", explica a secretária do sistema de Educação, Roseli Maria De Lucca Pizzolo.

De acordo com ela, amanhã, o palestrante professor Júlio César apresentará aos educadores uma maneira de instigar os alunos durante as aulas. Além dos testes comuns, há outras maneiras de avaliar o desenvolvimento dos estudantes, como a redação, questionamentos orais, seminários e debates dentro da sala de aula.

Em seu discurso, o prefeito Clésio Salvaro manifestou total satisfação da sua gestão para com a educação municipal. "Se nós temos a melhor equipe de educadores e boas escolas, porque não podemos ter a mesma qualidade das escolas particulares? O propósito do nosso Governo é trabalhar nessa direção", conclui Salvaro.

 

Mais informações: Roseli Maria De Lucca Pizzolo: 9164.5351

Texto: Morgana Réus

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0038 ou 9162.8993

www.criciuma.sc.gov.br