Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Içara se inscreveu no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (PMAQ), lançado recentemente pelo Ministério da Saúde.
O PMAQ, um Projeto do Governo Federal, consiste em beneficiar financeiramente as Unidades de Saúde que se destacam por bom desempenho nas áreas de Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Saúde Mental, Controle de Diabetes e Pressão Arterial, Vigilância Epidemiológica, e na área de Produção Geral.
Preocupada com a saúde e os índices de desenvolvimento humano do município, a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, se engajou nesta proposta.
Ao todo, são sete unidades de saúde inscritas no programa. Agora a Secretaria aguarda a resolução da portaria com a aceitação da inscrição. Segundo a coordenadora de Atenção Básica/ESF Glícia Pagnan, o programa incentivará a qualidade do atendimento de saúde.
"Este programa beneficia financeiramente as unidades de saúde que se destacam no exercício de suas funções. A cada seis meses as unidades contempladas serão avaliadas para que haja uma manutenção dessa qualidade. Com certeza nosso trabalho aumentará, mas também estamos certos de que a saúde ficará cada vez melhor para a comunidade içarense", avalia.
O valor a ser repassado aumenta gradativamente a cada avaliação. As unidades que aderiram ao programa em Içara foram dos bairros Presidente Vargas, Jaqueline, Terceira Linha, Vila nova/Urussanga Velha II, Boa Vista/Coqueiros, Raichask/Demboski e Jussara.
Mais informações
Coordenadora de Atenção Básica
Glícia Pagnan – 3461-3700
—
Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto: Karol Carvalho
Foto: Alexandra Cavaler
(48) 3431-3500 / 9668-8213