O câncer de colo do útero e de mama é uma doença que cresce lentamente e silenciosamente, apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100%, quando diagnosticado e tratado em estádios iniciais ou em fases precursoras. Sua incidência aumenta a partir dos 30 anos de idade.
Por ser um problema de saúde publica a Secretaria Municipal de Saúde de Morro da Fumaça, lançou este mês nas Unidades de Saúde, a campanha municipal de prevenção ao câncer do colo de útero e de mama. Todos os profissionais de Saúde estão se mobilizando para aumentar a oferta de serviços com demanda livre de coleta, ou seja, sem agendamento prévio para o exame. Segundo a secretária de saúde Sônia Rocha da Silva, "o exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero" é o teste mais comum, barato, eficaz e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero e tem por objetivo detectar células cancerosas ou anormais. O Exame identifica também, condições não cancerosas como infecção ou inflamação. Por isso, toda mulher deve procurar a sua Unidade de Saúde mais próxima para fazer o exame (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos. Este exame deve ser feito anualmente ou, com menor freqüência, a critério da Enfermeira e ou do Médico. Mulheres mais velhas normalmente deixam de fazer esse exame porque deixam de se consultar com o ginecologista, ou estão na menopausa pensam que não precisam mais realizar o exame, ERRADO elas também correm o risco de desenvolver esse tumor, já que não diagnosticaram em sua fase inicial".
Os principais fatores de risco do câncer de colo do útero são: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) não tratadas, multiplicidade de parceiros, não utilização do preservativo, uso de anticoncepcionais sem o acompanhamento do profissional, falta de higiene íntima, tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e presença de infecção por HPV (Vírus do Papiloma Humano). Este vírus está presente em mais de 90% dos casos deste tipo da doença.
A mulher deve fazer este exame quando não estiver menstruando. O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia do seu último período menstrual. Deve avisar a Enfermeira em que momento do ciclo está. Dois dias antes do exame a mulher deve evitar piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais (a menos que seu médico recomende explicitamente). Estes produtos e situações podem retirar ou esconder células anormais. Deve também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame. Após o exame, a mulher volta a suas atividades normais imediatamente.
Estamos realizando um trabalho de conscientização a promoção a saúde e a prevenção de doenças. Por isso, contamos com a parceria de todos os profissionais de saúde, da Administração Municipal, da sociedade e meios de comunicação falada e escrita para que a população fumacense esteja envolvida nesta ação e desde já convidamos a participar conosco de um encontro no dia 16 de novembro às 13:00 horas no Centro múltiplo uso para uma palestra com a Dra. Ana Maria Pizolati Cardoso, ginecologista.
Secretaria da Saúde:
Fone: (48) 3434-1711/3434-2405/3434-4773
E-mail: saude@morrodafumaca.sc.gov.br
@pref_mf
Twitter oficial do Município de Morro da Fumaça-SC
http://www.morrodafumaca.sc.gov.br