Grupos de Controle de Tabagismo de Içara dão oportunidade a quem quer para de fumar

Parar de fumar é um desafio. Ninguém o faz da noite para o dia, apenas por consciência do prejuízo à saúde. Entendendo esta dificuldade, a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, proporciona auxílio aos fumantes do município que têm o desejo de abandonar o vício.

Os Grupos de Controle do Tabagismo, distribuídos nas comunidades, prestam auxílio aos fumantes por meio de palestras de conscientização, rodas de bate-papo e adesivos de nicotina. Além disso, o exemplo de quem já conseguiu deixar o fumo junto ao apoio de quem se encontra na mesma batalha dá ainda mais força para continuar.

Dona Salete Santana Padoin, que tem 60 anos e participa do grupo realizado na comunidade de Cristo Rei, já vê resultados positivos. "Para mim, o grupo tem sido muito importante. Além das novas amizades que estou fazendo, participo de palestras, vejo depoimentos de pessoas que também têm vencido e já coloquei o adesivo", conta.

O adesivo de nicotina é aplicado no corpo, liberando uma quantidade da substância ao longo de 24 horas, para que o paciente não sofra de síndrome de abstinência. Segundo a coordenadora do grupo, Gisele Córdova, o adesivo é parte do tratamento. "Deixando radicalmente o cigarro, de uma hora para outra, dificilmente a pessoa não terá uma recaída. Por isso, começamos aplicando o adesivo de 21mg, passamos para o de 14mg, depois 7mg até que a pessoa não sinta mais a necessidade", esclarece.

Determinação e força de vontade que direcionam o tratamento

"Desde que coloquei o primeiro adesivo não fumei mais. Está sendo difícil, não posso mentir dizendo que é fácil. Mas no grupo eu encontrei a ajuda que precisava. Por três anos tento parar de fumar sozinha e não consegui", disse Dona Salete, otimista.

O Secretário de Saúde Laudo Calegari, acredita que a força de vontade do paciente é que determina seu sucesso ou não. "A participação nos grupos ajudam o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário, mas o verdadeiro trabalho é feito internamente quando a pessoa decide que é este o caminho". Os pacientes recebem acompanhamento durante um ano e, após este período, sempre que houver necessidade.

Auxílio da Vigilância Sanitária

A batalha contra o fumo precisa ser feita em conjunto. Entendendo isso, a vigilância Sanitária de Içara também faz sua parte, fiscalizando os ambientes em que cigarros são proibidos.

"Se uma pessoa que está abandonando o fumo vai a um ambiente em que outras estão fumando, ela com certeza terá vontade de fumar também. E isso é mais um motivo para a vigilância manter a fiscalização dos ambientes", acredita o vililante sanitarista Clair da Silva.

Em Içara, a Lei Municipal 2845, sancionada em 2010 pelo prefeito Gentil da Luz, proibiu em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.

Quem tiver interesse em participar de um dos grupos pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Içara ou comparecer na própria Unidade de Saúde da localidade onde mora.

Mais informações

Coordenadora das Unidades de Estratégia em Saúde da Família

Glícia Pagnan – 3461-3700

 

 

Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto: Karol Carvalho
(48) 3431-3500 / 9668-8213