Turismo e cultura do Município de Criciúma passa por uma transformação em 31 dias. Após a inauguração do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no último dia 27, o Governo do Município finaliza os preparativos para a abertura oficial da Mina de Visitação Octávio Fontana, no bairro Naspolini, onde funcionou a antiga mina São Simão. A apresentação do novo ponto do roteiro turístico criciumense à comunidade ocorre no dia 28.
Situada em uma área de 15 mil m², a mina possui um percurso subterrâneo de 300 metros, pelo qual um trenzinho vai percorrer com vagonetas capazes de levar até 12 pessoas por viagem. Os visitantes conhecerão a história da mineração, atividade impulsionadora do desenvolvimento de Criciúma, através de dois vídeos, um antes e outro durante o trajeto sob a mina, e painéis dispostos nas galerias.
A parada para o vídeo é uma das oito estações previstas para o passeio. Os visitantes terão um local especial para descer e bater fotos. "É importante ressaltar que Criciúma tinha uma Mina Modelo, que acabou desativada por conta da falta de segurança. Toda a nossa Mina de Visitação recebeu estaqueamento para dar toda a garantia de proteção aos turistas", destacou o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini.
Em frente à boca da Mina de Visitação, funcionará uma casa com disponibilidade de materiais sobre a história da extração de carvão na região elaborados pelo Sindicato das Indústrias da Extração de Carvão de Santa Catarina (Siecesc), além de lanchonete e venda de souvenirs e artesanatos produzidos na cidade.
A realização da obra reuniu em parceria os governos do Município e do Estado e o Siecesc. O local terá estacionamento para oito ônibus e em torno de 50 carros.
Octávio Fontana
A Mina de Visitação não poderia ter um nome diferente. Natural do bairro Naspolini e empreiteiro da antiga Mina São Simão, Octávio Fontana tem ligação íntima com a história do local, do bairro e da cidade de Criciúma. E com o espírito empreendedor característico da gente criciumense prosperou na vida e gerou empregos para muitos trabalhadores.
Nascido em 25 de setembro de 1926, casou-se com Beatriz Philomena de Noni aos 27 anos, com quem viveu até o fim da vida, em 5/10/1988. Com ela, teve seis filhos: Fiorindo, Maria Luiza, Carmen Luzia, Luiz Carlos, Albertina Raquel e Maria Dolores.
A antiga Mina São Simão, que ganha vida nova transformando-se em Mina de Visitação, foi explorada nos anos 50 e 60 e ficou desativada. Octávio Fontana, com concessão da antiga CBCA, retomou os trabalhos em 1984 e tirou carvão do local até 1995, quando se exauriu o mineral no local.
Para Fiorindo Fontana, filho do homenageado e responsável pela produção na antiga Mina São Simão durante muitos anos, ver a mina se tornar um ponto turístico está sendo uma grande emoção. "O terreno onde está a mina era do meu avô e o lugar faz parte da história da nossa família. Independente disso, Criciúma tinha que ter um equipamento turístico para as pessoas vivenciarem o que foi a extração de carvão, pilar do crescimento da cidade", avalia.
Mais informações:
Sérgio Zappelini – 9164-5235
Fiorindo Fontana – 9924-9065
Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: João Pedro Alves, Mateus Mastella e Divulgação
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047