Em comemoração ao dia mundial da Saúde Mental a Administração Municipal de Içara por meio da secretaria de Saúde , junto das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Ambulatório de Saúde Mental, promoveram na tarde de hoje uma caminhada pelas ruas do centro da cidade em alusão a data; com direito a parada na Praça Matriz São Donato onde foram passadas alguma sinformações sobre o tema.
"O objetivo desta caminhada é colocar em evidencia o trabalho sobre a saúde mental realizado no município, ou seja, sair de cima do muro e se fazer conhecido pela população içarense. Cumprimos com o nosso objetivo", destacou a coordenadora do CAPS,enfermeira Marli de Sá. "Muitas pessoas nem sabem que tem algum problema, transtorno mental, e por isso não procuram ajuda. Queremos que as pessoas conheçam o nosso trabalho e nos procurem o que é oferecido pela administração municipal", emendou o psicólogo João Luiz Brunel, coordenador do Ambulatório.
Já o prefeito Gentil da Luz, acompanhado da primeira dama e presidente da FAI Marielza Inácio da Luz, enfatizou que a saúde ganha a tenção especial, bem como assistência social e educação. "Essa é uma demonstração de que Içara está cada vez mais humana e mais saudável. Içara tem 19 unidades de estratégia da família. É o único município da região carbonífera que tem 100% de atendimento em Saúde da Família. E pra completar, iremos inaugurar a unidade do CAPs, no Bairro Cristo Rei, ainda este ano", ressaltou o chefe do executivo içarense.
Os números em Içara revelam que os trabalhos vem sendo efetivados e comprometidos. O CAPS conta atualmente com a participação de 165 usuários. Já no ambulatório estão cadastradas mais de três mil pessoas; com uma média mensal de 500 atendimentos. É um trabalho realizado em rede com as Estratégias de Saúde da Família, NASF, Secretaria Assistência Social e Conselho Tutelar.
Já o Secretário de Saúde, Laudo Calegari, chamou a atenção para os cuidados de forma integral. "O trabalho desenvolvido pela administração proporciona aos cidadãos içarenses todos estes cuidados. E as pessoas devem buscar a prevenção em todos os aspectos. Com hábitos alimentares, sociais, e ocupacionais saudáveis, bem como a prática de atividades físicas", finalizou.
Informações adicionais:
(48) 3432-8906/9984-8754 – João Luis Brunel
Coordenador do Ambulatório de saúde mental de Içara
Secretaria Municipal de Saúde de Içara
(48) 3461-3700 ramal 710 – Glícia Pagnan
Coordenação da Atenção Básica/ESF
—
Assessoria de Comunicação PMI
Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537