Saúde Mental recebe atenção especial em Içara

No dia 10 de outubro é comemorado o DIA MUNDIAL DA SAUDE MENTAL. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 450 milhões de pessoas são atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscaram ou receberam tratamento. As notícias positivas, segundo o coordenador do Ambulatório de Saúde Mental de Içara, João Luiz Brunel, são que tratamentos adequados e de bom custo-benefício estão disponíveis, e que soluções para lidar com os problemas de desordens mentais existem.

 

Os números em Içara revelam que os trabalhos vem sendo efetivados e comprometidos. O CAPS conta atualmente com a participação de 165 usuários. Já no ambulatório estão cadastradas mais de três mil pessoas; com uma média mensal de 500 atendimentos. "É um trabalho realizado em rede, pois muitos dos encaminhamentos que recebemos vem das Estratégias de Saúde da Família. Também agimos em parceria e com o apoio do NASF, além de prestarmos atendimento junto à Secretaria Assistência Social e ao Conselho Tutelar", explicou Brunel.

 

"Transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais", ressaltou a coordenadora do CAPS, enfermeira Marli de Sá.

 

Já o Secretário de Saúde, Laudo Calegari, chamou a atenção para os cuidados de forma integral. "O trabalho desenvolvido pela administração proporciona aos cidadãos içarenses todos estes cuidados. E as pessoas devem buscar a prevenção tanto com o corpo quanto com a mente". "Esta prevenção se dá em todos os aspectos. Com hábitos alimentares, sociais, e ocupacionais saudáveis, bem como a prática de atividades físicas", emendou Brunel.

 

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceira com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e equipe do Ambulatório de Saúde Mental realizam evento na próxima segunda-feira, a partir das 13h30min, na Praça da Juventude; seguido de caminhada pelas principais ruas do centro da cidade.

 

A equipe do Ambulatório Mental de Içara é composta por três médicos – um psiquiatra, outro em formação e um especialista ; dois psicólogos e duas técnicas de enfermagem e uma auxiliar na recepção.

 

 

Informações adicionais:

(48) 3432-8906/9984-8754 – João Luis Brunel

Coordenador do Ambulatório de saúde mental de Içara

 

Secretaria Municipal de Saúde de Içara

(48) 3461-3700 ramal 710 – Glícia Pagnan

Coordenação da Atenção Básica/ESF

 

Assessoria de Comunicação PMI

Texto e fotos – Jornalista Alexandra Cavaler

Imprensapmi.xanda@gmail.com

(048) 34373531 – 84778384

 

 


Assessoria de Comunicação PMI
Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537