Saúde de Criciúma capacita dentistas

 

Das pessoas afetadas por câncer na região da cabeça e do pescoço, 20% sofrem com câncer de boca. Esta informação foi repassada aos dentistas pela estomatologista Karina Brunelli, na manhã de hoje (6), no salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris. "Este câncer é 100% curável porque se consegue diagnosticar em 20 dias e o exame clínico é de fácil acesso. A capacitação vai orientar os dentistas a quando encontrarem um quadro clínico desse, saberem encaminhar para um especialista", notifica Karina.

Dentistas da rede municipal de saúde participam até o meio-dia de uma atualização sobre os temas "Humanização na Odontologia" e "Lesões Cancerisáveis".

De acordo com a coordenadora do programa de saúde bucal da secretaria do sistema de Saúde, Sônia Zaccaron, a humanização no sistema único de Saúde (SUS), tem o objetivo de fazer com que o dentista não fique somente dentro do consultório. "O profissional deve também ter um atendimento diferenciado e acolher o paciente de forma humanizada", afirma Sônia. A semana de Saúde Bucal ocorrerá de 17 a 22 de outubro e contará com a prevenção e o diagnóstico do câncer de boca nas unidades de saúde.

 

Mais informações: Sônia Zaccaron: 9978.9432

Texto: Morgana Réus

Fotos: Lucas Sabino

morganareus@criciuma.sc.gov.br

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993

www.criciuma.sc.gov.br