Desfile presta homenagem aos 20 anos de Emancipação de Cocal do Sul

 

Foi em ritmo de comemoração aos 20 anos de Emancipação de Cocal do Sul que o município realizou neste domingo o tradicional desfile. Prestigiado por autoridades municipais e militares, o evento foi aberto pelo pelotão do 28º GAC e Banda Marcial do município, regida pelo maestro Fábio Mattias. Ao todo foram 21 apresentações representadas por todas as escolas da rede municipal, estadual e particular, Apae, projetos de Iniciação e Esportiva, Unibave, empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, brigada de bombeiros voluntários da Eliane, igreja católica e secretarias de Ação Social e Saúde. Além disso, três bandas marciais do município de Criciúma participaram. Cerca de mil alunos, professores e representantes das entidades prestaram homenagens ao município mais jovem da região.

A criatividade marcou o desfile que seria realizado no dia 7 de setembro e teve que ser transferido por causa da chuva. Da creche ao ensino médio e técnico, as escolas destacaram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos últimos meses sobre a história do município. Crianças e professores representaram o passado com vestes dos colonizadores, trajes com as cores da bandeira do município, faixas destacando as primeiras famílias oriundas da Itália, o avanço da cidade, economia, entre outros aspectos.

A comissão de emancipação também desfilou e destacou o fato de Cocal do Sul ter a primeira cidade a utilizar a urna eletrônica na América Latina para a realização do plebiscito. Naquela época Cocal contava com mais de seis mil eleitores e mais de quatro votaram a favor da emancipação.

A igreja católica trouxe a religiosidade e evangelização mostrando a sua história através do tempo. Com a fé trazida pelos antepassados e colonizadores, a igreja se faz presente há mais de 100 anos no município, marcando desta forma, a história de um povo. A igreja destacou todos os padres que aqui atuaram, irmãs, pastorais e o grito dos excluídos, que teve como tema este ano "Pela vida grita a terra, por direito todos nós".

As empresas Eliane juntamente com o Instituto Maximiliano Gaidzinski e a Brigada de Bombeiros Voluntários também fez bonito. A empresa é uma das grandes responsáveis pela emancipação do município.

O desfile aconteceu na av. Dr. Polidoro Santiago, em frente a igreja matriz. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul através da secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Para o prefeito Nilso Bortolatto o desfile é considerado um dos melhores dos últimos anos. "A população prestigiou e comemorou junto. É preciso comemorar as conquistas e celebrar com orgulho a história da nossa cidade", ressalta.

 

Outras informações pelo telefone: 9623-9761

 

Atenciosamente

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul

Maria Luiza Da Rolt

9944-0574