A ASTC (Autarquia de Trânsito e Transportes de Criciúma) inicia a Semana Nacional do Trânsito, no dia 19 de setembro com a campanha "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". O objetivo é conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres da importância da prevenção para diminuir o número de acidentes.
O evento será aberto no Teatro Elias Angeloni, com as escolas vencedoras que montaram uma maquete sobre o assunto: seja um cidadão consciente, respeite as leis de trânsito e evite acidentes. Além dos colégios, a Orquestra do Bairro da Juventude comandará o cerimonial de abertura.
Até sábado (24), o último dia da campanha, várias atrações estão nas programações para conscientizar o público da importância do respeito no trânsito. "Vai ter teatro da patrulha do trânsito para estudantes, palestras, blitz educativa: respeite a vida, eu respeito e você? use a faixa de pedestre e assento reservado", explica a Coordenadora de Educação de Transito e Cidadania/, Fátima Darós.
Cursos serão ministrados em parceria com a Dpaschoal sobre a campanha na cidade sem meu carro, veículos pesados e mesa redonda para melhor idade.Para finalizar, ocorrerá um passeio ciclístico que começa no Parque das Nações às 14 horas, vai até a rodoviária e volta para o Parque por volta das 17 horas. "Estamos fazendo um movimento para qualquer pessoa participar do passeio. Estamos esperando 300 ciclistas", conta Fátima Darós.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes, enquanto em outros países, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes. No total, mais de 1 milhão e 300 mil mortes são registradas.
Outras informações:
Coordenadora de Educação de Transito e Cidadania/ Fátima Darós/ 34623800