Educação ambiental oferece destino correto para pilhas e baterias

Para promover conscientização ambiental quanto ao uso de pilhas e baterias usadas, o Governo do Município, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Famcri) e da secretaria de educação, colocou em prática o "Programa Papa-Pilhas". O projeto está sendo implantado nas 71 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.

A escola Hercílio Amante, do bairro Floresta, recebeu hoje (13) a palestra que é comandada pelo coordenador da Famcri Daniel Teixeira Jerônimo da FAMCRI, que explica os riscos e os cuidados necessários para fazer o descarte adequado das pilhas e baterias. "Entendo que para transformar uma sociedade, temos que criar uma nova geração de cidadãos. E o melhor caminho é pela educação ambiental com as crianças", ressalta.

A coordenadora da secretaria de Educação Luciana Milioli Vieira, disse que o trabalho é feito para mostrar para as crianças a importância de fazer essa reciclagem de pilhas. Segundo ela, as pilhas e baterias que as crianças trazem de casa, são depositadas em bonecos feitos com garrafa PET e EVA, que são produzidos nas aulas de artes pelos próprios alunos. "Esses materiais possuem substâncias que podem causar sérios danos ao meio ambiente e ao ser humano, por isso é importante ter um destino certo", ressalta o coordenador.

Quando os bonecos estão cheios, as pilhas são transferidas para um tonel, onde são recolhidas pela empresa Colix, de Araranguá, que encaminha para Porto Alegre.

As escolas municipais e a secretaria de educação, na prefeitura, são pontos de depósito desse tipo de material.


Texto e fotos: Lucas Sabino

Diretoria Executiva de Comunicação