Uma nova alternativa para ajudar a sanar o déficit habitacional no município de Içara vinha sendo estudada pela Administração Municipal e nesta terça-feira (6) foi apresentada às famílias cadastradas na secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Participaram do encontro a secretária da Pasta Rita de Cássia Vieira; o secretário de Governo Adelir Cabreira, equipe que coordena o setor de habitação no município e o vereador Joacir Domingos (Boca).
A apresentação foi feita por representantes da Federação das Cooperativas Habitacionais de Santa Catarina (FECOOHASC) e da Cooperativa Habitacional Sul (Coopersul) que elencou critérios para que as famílias sejam aprovadas e possam ser beneficiadas com a casa própria. "Além de terreno escriturado é preciso comprovar renda de até R$ 1.600,00 entre outros critérios. A proposta também faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal e se mostra como mais um meio para conquistar uma moradia", explicou Lenir Ribeiro Quirino, Assistente Social da FECOOHASC.
A casa, que responde a um projeto padrão, pode ter de 42 a 60 m². Já o pagamento corresponde a 10% da renda do beneficiado que terá prazo de 120 meses para quitar o imóvel. "É importante ressaltar que o valor mínimo da prestação é de R$ 50,00", declarou o presidente da Coopersul, Adir Silva. Na parceria o município entra com o trabalho técnico social, cadastramento de famílias e a fiscalização do andamento de todo o processo.
"A proposta é muito boa e vem de encontro com os nossos anseios de sanar o déficit habitacional do município. Já vínhamos analisando a questão internamente, apresentamos às famílias cadastradas. O próximo passo é montar um cronograma, chamar as pessoas que participaram deste encontro, preencher, a partir do dia 12 de setembro, formulários e orientar sobre a documentação que posteriormente Serpa repassada a Coopersul, que levará todos os dados para análise da Caixa Econômica" explicou a secretária Rita de Cássia Vieira.
O município já disponibilizou 65 das 94 casas viabilizadas por meio de programas habitacionais; as demais estão sendo finalizadas e devem estar à disposição da comunidade nos próximos meses. Vai entregar no mês de outubro 188 apartamentos no residencial Amanda Costa, e com esta nova alternativa, aproximadamente mais 60 casas serão constrídas.
"A proposta vaia, com certeza, auxiliar a Administração a diminuir o déficit habitacional na cidade, pois o projeto habitacional em andamento é bastante forte. Já disponibilizamos várias casas, e no mês de outubro, com a presença do vice-presidente da República Michel Temer estaremos entregando os 188 apartamentos do Residencial Amanda Costa. Com certeza uma grande conquista para a comunidade", destacou o secretário de Governo Adelir Cabreira.
Mais informações
Rita de Cássia Vieira – (048) 99567366
Secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda
Lisy Barcelos – (048) 96367951
Departamento de Habitação PMI
Assessoria de Comunicação PMI
Texto e fotos – Alexandra Cavaler
—
Assessoria de Comunicação PMI
Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537