Presídios devem receber mais fábricas de lajotas

A partir da próxima semana mais duas fábricas de lajotas devem ter a construção iniciada na Penitenciária Sul, localizada no bairro São Domingos, em Criciúma. Para a construção dos pavimentos a terraplanagem está em fase de execução. Cada fábrica terá a capacidade de produzir por dia, 125 metros quadrados de lajotas.

Atualmente, na Penitenciária Sul uma fábrica está em funcionamento. Com as novas fábricas, ao todo serão três. Da mesma forma, no presídio Santa Augusta, localizado no bairro de mesmo nome, onde duas fábricas já estão em funcionamento, mais uma será construída em breve.

De acordo com o coordenador do Pavitotal Jean Batista Custódia, o projeto do Governo do Município, tem os trabalhos dificultados em função das chuvas. Mas, dentro dos pavilhões os serviços não param. Neste período chuvoso nove mil metros de lajotas foram produzidos e estão armazenados a espera de ser utilizado em calçamentos de ruas de Criciúma. No cronograma de serviços, oito delas já receberam a drenagem e estão prontas para serem pavimentadas.

Em cada fábrica, 13 detentos atuam na produção de lajota. Ao todo são 39 homens na mão-de-obra das que estão em funcionamento. Cada um destes reclusos conquista com o trabalho na fabricação de lajotas a cada três dias de serviço, um dia reduzido na pena que deve cumprir na prisão. Ganham inclusive 75% do valor do salário mínimo e uma cesta básica para encaminhar às famílias.

Um dos trabalhadores do projeto, que foi preso por homicídio e cumpre pena há quatro anos, disse que aprovou a ideia. Contou que trabalha realmente para conquistar a redução da pena por desejar sair da prisão o mais rápido possível. Natural de Tubarão, o jovem que tem 25 anose não quis ser identificado, disse que a fábrica de lajotas é uma oportunidade muito boa. Pois, segundo ele, ocupa a cabeça durante todo o dia além de ser o caminho para voltar à sociedade.

 

Mais informações

Jean Custódia / 9155 2721

Texto: Kênia Pacheco/ JP 04580 SC

Fotos: Lucas Sabino

Diretoria Executiva de Comunicação

www.criciuma.sc.gov.br