Administração Municipal de Içara chama famílias para atualização de dados nos Programas Sociais

Famílias içarenses são chamadas para a atualização de dados nos programas do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). A orientação está sendo feita pela Administração Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, Habitação Trabalho e Renda. Em Içara há quase 6000 famílias cadastradas no Cadúnico. Deste total 1068 precisam atualizar o cadastro por diversos motivos, sobretudo para averiguação da renda familiar, escola dos filhos, composição familiar, dentre outros. Dos 1068 cadastros 283 são beneficiários do Programa Bolsa Família.

 

O Cadúnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. "Este Sistema possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados pessoais de cada um dos membros.

 

"As informações do Cadastro Único possibilitam ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades, inclusive concedendo benefícios de transferência de renda às famílias", explicou a secretária da Pasta Rita de Cássia Vieira.

 

Devem se inscrever no Cadúnico todas as famílias que solicitam o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício da Prestação Continuada, Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Carteira do Idoso para viagens interestaduais, Programas Habitacionais e Programa Bolsa Família.

 

No caso do Bolsa Família a atualização cadastral deve ser feita na Secretaria Municipal de Assistência Social, nas segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 31 de outubro, "sob o risco de ter os benefícios bloqueados na folha de pagamento de novembro", explicou a coordenadora do Programa no município, Ana Silvia Simon ressaltando que além de atualizarem o cadastro, os beneficiários do Programa Bolsa Família, devem manter os filhos com idade entre 06 e 17 anos na Escola e realizar o acompanhamento de saúde, a cada seis meses na Unidade de Saúde do Bairro.

 

 

Mais informações

Rita de Cássia Vieira – (048) 99567366

Secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda

 

Ana Sílvia Simon – (048) 3432 7704

Coordenadora Cadastro Único

 

Assessoria de Comunicação PMI
Texto e fotos – Alexandra Cavaler
(048) 84778384

Assessoria de Comunicação PMI
Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537