A secretaria municipal do sistema de Saúde de Criciúma, por meio do Programa de Hepatites Virais e equipe de Atenção Básica e Especializada inicia amanhã (28) – Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais- uma campanha de prevenção contra a doença. O objetivo da campanha é incentivar a população a procurar uma unidade básica de saúde para a realização de exames e vacinas contra o vírus. A programação que inicia amanhã (28), segue até a sexta-feira da próxima semana 5 de agosto.
Segundo a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Fabiana De Brida, o município possui uma incidência média de 150 casos por ano, com uma predominância de hepatite C. "Criciúma conta hoje, com 49 pacientes em tratamento para hepatites virais. Uma média que desde o ano de 2007 estamos conseguindo manter devido a dimensão e relevância de ações de promoção em saúde que estão sendo realizadas", comentou a coordenadora.
O intuito da secretaria do sistema de saúde a partir de amanhã é a intensificação da vacinação anti-hepatite B para os menores de 24 anos e para os grupos específicos. "As ações serão descentralizadas em todas as unidades. Nosso objetivo é alertar e principalmente incentivar a população criciumense a prevenção as hepatites virais. Atividades educativas e orientações serão feitas da melhor maneira pelos nossos profissionais", explicou o secretário de Saúde, Silvio Ávila Júnior.
As hepatites virais estão entre os graves problemas de saúde pública. A maioria das pessoas não sabe que são portadoras do vírus. "É de extrema importância que a população participe, pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, o tratamento será mais efetivo", completou Fabiane.
Mais informações:
Fabiana De Brida: 9634.0730
Silvio Ávila Júnior: 9164.5291
Diretoria Executiva de Comunicação: 9162.8993