Com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a música passa a ser conteúdo obrigatório. A mudança despertou o interesse dos participantes para a qualificação na área. "Nós já trabalhamos a música na escola, mas não com a especificidade exigida por Lei; e para que as aulas possam ser enriquecidas e a aprendizagem musical faça sentido o professor tem que estar apto a lecionar os conteúdos musicais, explica a coordenadora Pedagógica de Artes, Lilian Rosane Philippi.
A proposta para a qualificação já foi recebida pelo secretário da Pasta, Antonio de Melo, e pela gestora Vanuza Savi Mondo, que acenaram positivamente sobre o assunto acreditando que o ensino da música deva se dar a partir do contexto musical e da região na qual a escola está situada, "e não com estruturas isoladas. Para isso estaremos, juntamente com o GEAI, procurando soluções adequadas à implantação da Lei na Rede Municipal de Ensino" ressaltou o secretário Antonio de Mello acrescentando que as propostas serão válidas para o próximo ano.
Outra mudança prevista por Lei, a inclusão da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, pautou os encontros. Para esta a capacitação dos professores já entrou na programação para próximo mês. Além dos encontros mensais o GEAI também conta com o apoio da Presidente da Fundação Assistencial de Içara, Marielza Inácio da Luz, que disponibilizou monitora para o aperfeiçoamento em pathwork; e da diretora do Instituto Federal, Maria Neli Vieira, que presenteou as professoras do GEAI com os aventais utilizados nos trabalhos.
"É com a parceria e o apoio sempre recebidos pela Administração Municipal que vamos dar continuidade nos excelentes trabalhos realizados, pois nossos Arte Educadores são profissionais competentes e engajados," salienta a coordenadora Pedagógica de Arte.
Mais informações
Lilian Rosane Philippi – (048) 34328505
Coordenadora Pedagógica de Artes da PMI
Assessoria de Imprensa PMI
Texto – Alexandra Cavaler
(048) 34313537