A cultura do Tabaco e os fatores prejudiciais à saúde para quem trabalha com este produto é o tema central de Seminário de Integração de Ações da Saúde e Agricultura, promovido pela secretaria do sistema de Saúde por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Criciúma.
De acordo com a palestrante Érica Cavalcanti, representante da Comissão Interministerial para implementação da convenção do quadro para controle do tabaco, a saúde é um componente do desenvolvimento e trabalhar com ela de forma integrada com a agricultura neste sentido simboliza o progresso. Ela destaca que a preocupação surgiu porque atualmente morrem 5 milhões de pessoas no mundo em função do uso do cigarro. No Brasil o número chega a 200 mil.
Encontro conta com a presença do presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Humberto Martins, representantes das secretarias municipais de Agricultura e Saúde da região, agricultores e Epagri. Na programação estão incluídas palestras sobre saúde do trabalhador, fiscalização de agrotóxicos, trabalhos e desafios do Cerest, apresentação de experiências de diversificação da cultura do tabaco.
O coordenador das vigilâncias de Criciúma Paulo Hansen representou o secretário do sistema de Saúde Silvio Ávila no encontro e destacou a importância da discussão e da troca de conhecimento destes profissionais para um assunto tão relevante.
O encontro tem a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Saúde, além da secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina. E ocorre durante todo o dia, com encerramento previsto para às 17 horas.
Mais informações: Sheila Fernanda Madeira: 9904.2363
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br