A pesquisa, realizada com professores das 18 escolas municipais, teve como objetivo conhecer a realidade de cada unidade escolar. "Tendo em vista a importância da pesquisa de campo para o desenvolvimento ordenado de uma organização, resolvemos aplicá-la nas escolas. É importante destacar que ela deve ser vista apenas como instrumento para auxiliar na gestão, e não macular a imagem dos profissionais", explica a secretária de Educação, Karla Dandolini Masiero.
Nesta pesquisa, de clima organizacional, foram avaliados os seguintes itens: trabalho; integração; remuneração; supervisão; comunicação; progresso profissional; relacionamento interpessoal; estabilidade no emprego; benefícios; condições físicas de trabalho. Na área de relacionamento, foram analisados os itens: Secretaria da Educação x Escola x Funcionários; disciplina; participação; objetivos organizacionais; orientação para resultados.
"Quando a pesquisa é bem realizada, há melhoria do ambiente de trabalho, possibilitando que os funcionários se sintam melhor e mais envolvidos. Com ela se vêem as fraquezas de uma gestão deficiente e os pontos fortes de uma gestão
competente", destaca Karla.
No encontro, além dos resultados da pesquisa, a equipe da secretaria apresentou um plano de ação a ser desenvolvido com base nos dados coletados nas escolas.