Cocal do Sul, segundo dados do IGBE 2010, é um dos municípios de melhor colocação na região quanto ao índice de analfabetismo. Das 12.206 pessoas com mais de 15 anos de idade, 11.863 sabem ler e escrever. O número de analfabetos soma 343, ou seja, 2,81% da população Sul Cocalense.
De acordo com o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano as informações foram encaminhadas através da UNDIME, União dos Dirigentes Municipais de Educação. "O resultado para o município é de grande valia, pois proporciona melhor qualidade de vida às pessoas e gera oportunidade, como já observado na prática. Tudo isso se deve a parceria realizada com o CEJA, Educação de Jovens e Adultos. Nos últimos três anos nós formamos uma média de 360 alunos com mais de 15 anos. Eles tiveram aulas presenciais de segunda a quinta-feira e durante um ano e meio se formaram em um nível", explica.
Sobre o número de analfabetos existentes no município, Boselo afirma que é quase impossível zerar essa porcentagem. "Esse número é referente a pessoas idosas, com idade avançada e que não tem condições de voltar à sala de aula", conclui.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574