Projeto Fanfarra nas escolas estimula estudantes e já existem filas de espera para novos grupos em Içara

O projeto Fanfarra, da Prefeitura Municipal de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já possui fila de espera para novos integrantes em escolas da rede pública municipal. Na escola Quintino Rizzieri, por exemplo, são 52 componentes, sendo 40 instrumentistas, dez pessoas na comissão de frente e duas balisas.

"Nesta escola muitas crianças são remanescentes do ano anterior, o que prova a aceitação do projeto", destacou o coordenador pedagógico de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Içara, Edenilson José Prudêncio. Segundo ele, em 2011 o projeto se estendeu para a escola Maria Arlete de Bittencourt Lodetti, com 30 instrumentistas e duas balisas. Além disso, em outras unidades escolares já existe fila de espera para novos integrantes. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, sempre no final da tarde, logo após as aulas. "Para fazer parte da fanfarra não há necessidade de habilidade, apenas ter vontade de aprender, disposição e boas notas", emendou Edenilson.

Para o professor e maestro, Alex de Souza Behenck, inserir esse projeto nas escolas é resgatar valores e proporcionar o conhecimento social e cultural através da música e seu contexto. "Desenvolver e aprimorar ações práticas instrumentais de ritmos, sons e movimentos para a transformação de seres humanos justos e com bons exemplos na sociedade", afirmou o maestro.

Conforme a Secretaria de Educação e Cultura de Içara, a intenção do município é promover apresentações artísticas e culturais ao longo do ano, principalmente no mês de setembro durante as comemorações da Semana da Pátria.


Informações adicionais:
(48) 3432 8505 – Edenilson José Prudêncio
Coordenador Pedagógico de Educação Física
Secretaria de Educação e