Segurança alimentar é prioridade na Central de Alimentos

Proporcionar mais segurança alimentar para toda a rede pública municipal. Segundo o prefeito Clésio Salvaro, este é o objetivo da Central de Alimentos, que recebeu hoje (9), a visita da escola municipal Ângelo de Lucca, do bairro Pedro Zanivan. Na ocasião, pais e funcionários da escola conheceram a estrutura e, acompanhados do chefe do Executivo e do vice-prefeito Márcio Búrigo, saborearam a comida que é servida em toda a rede.
A central traz, ainda, um diferencial. Preocupada com a saúde das crianças e adolescentes, a equipe tem o cuidado de guardar uma amostra de cada prato produzido no local. Essas amostras ficam congeladas por três dias. Se houver algum problema com os alunos da rede, esse armazenamento facilita as análises. No entanto, até hoje não houve esta necessidade.
A Central de Alimentos atende as 71 escolas e creches municipais e tem a produção diária de 10 mil refeições. Por dia, também são entregues mais de oito mil pães, que são produzidos no local. "Todos os alunos da Ângelo de Lucca estão satisfeitos com a comida. No começo foram feitas reclamações sobre a central, mas era uma fase de adaptação. Hoje não é mais assim. Eu aprovo a comida e faço questão de comer junto aos alunos", contou o diretor da instituição, Márcio Floriano.
Ronilda Silvano de Andrade, que tem dois filhos matriculados na escola também provou a comida e aprovou. "É importante essa interação, já que assim temos a certeza de que nossos filhos estão recebendo uma alimentação de qualidade que é também muito saborosa", ressaltou.
Arroz, feijão, chuchu, frango assado e repolho fizeram parte do cardápio. Além da pizza, feita com frango, queijo e legumes picados e que também é servida na rede municipal. "É importante que os pais dos alunos saibam como é o funcionamento da central e saibam como é feita a comida que chega até seus filhos", finalizou a secretária do Sistema de Educação de Criciúma, Roseli Maria de Lucca Pizzolo, que também acompanhou a visita.

A equipe da Central é formada por três nutricionistas e 53 funcionários, incluindo as cozinheiras e padeiros. Para que as refeições e lanches sejam entregues no horário, nove caminhões de empresas terceirizadas trabalham fazendo a entrega.
Texto: Débora Correa
Fotos: Morgana Réus
Mais informações:
Roseli de Lucca Pizzolo: 9164.5351
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br