Reciclagem é o foco no dia do meio ambiente em Cocal.

Centenas de crianças e adolescentes deixaram sua mensagem de conscientização através de apresentações, exposições e projetos.
– Melhor desenho e redação receberam bicicleta e notebook
– Mais de 100 mudas foram doadas.

Com o tema "A degradação ambiental é o reflexo de nossas ações. Seja consciente, RECICLE", a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac) celebrou nesta terça-feira, 07, o dia nacional do Meio Ambiente comemorada no último domingo. O evento foi aberto pelo prefeito Nilso Bortolatto e o vice, Valdemar Bettiol. Outras autoridades também prestigiaram o encontro. As atividades foram realizadas na praça da igreja matriz e no salão paroquial em parceria com a secretaria de educação, Colégio Maximiliano Gaidzinski, Empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos e Epagri. Centenas de crianças e adolescentes participaram durante o dia.
Em seu discurso, Borolatto elogiou a iniciativa e a participação dos alunos, professores e responsáveis pela escola e destacou que a iniciativa dos estudantes é de grande importância e ajudará na conscientização das pessoas. "Nosso grande desafio junto com a Fundac é fazer com que as pessoas possam agir e pensar as questões ambientais de forma construtiva, visto que a degradação do meio ambiente é um problema coletivo", destacou.
A superintendente da FUNDAC, Rose Isabel Golombieski explica que o foco este ano é a reciclagem no município. "Estamos desenvolvendo uma série de projetos no município. Nossa integração com as escolas é um deles. Queremos que as crianças e adolescentes sejam nossos parceiros nesta luta e que possamos dar bons exemplos em nosso município", afirma.
Corais, dança, paródia e músicas criadas como "O coração da mata" do aluno Alisson da gaita encantaram o público e deixaram uma mensagem de conscientização e respeito ao meio ambiente. Crianças das oito escolas da educação infantil também participaram com a exposição de 60 jogos matemáticos desenvolvidos com material reciclável desde o início do ano. Para a coordenadora pedagógica, Thais Albino Olivier "essa é uma forma de estimular nossas crianças desde pequenas, já que elas serão os multiplicadores desta ação", afirma.
Durante o evento também foram distribuídas mais de 100 mudas de árvores em parceria com o Samae e material educativo e sementes de verduras pela Epagri. Além disso, para estimular e conscientizar os estudantes, a Fundac realizou o segundo concurso de melhor desenho e redação. A premiação foi feita durante o evento. O vencedor de cada série até o oitavo ano ganhou uma bicicleta e a melhor redação das turmas do nono ano levou um notebook. Duas bicicletas também foram sorteadas entre os participantes do evento.

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574