O governo do Município, por meio da secretaria de Educação, lançou hoje (31), no Salão Ouro Negro, na prefeitura, o Programa Óleo do Futuro, que visa a coleta de óleo de cozinha para a reciclagem e beneficiamento do produto. Ao todo, 39 escolas da rede municipal de ensino aderiram ao programa de recolhimento de óleo.
Segundo Luciana Milioli Vieira, coordenadora de Ciências da secretaria de Educação e responsável pelo programa, uma cartilha sobre a maneira correta do recolhimento de óleo foi entregue aos diretores de escolas que participaram do lançamento. "Todo o material será distribuído entre os alunos para que eles aprendam o processo de consciência ambiental", disse.
O Programa Óleo do Futuro está sendo desenvolvido em parceria com a empresa BioDieselSul, que vai fornecer as caixas para a coleta de óleo em todas as escolas. "Os estudantes vão depositar o produto em garrafas pets que posteriormente serão colocadas nas caixas fornecidas pela empresa", explicou Luciana.
A empresa parceria do programa ficará responsável pelo recolhimento de todo o óleo depositado nos pontos de coletas (escolas). A reciclagem do óleo resulta na produção de detergentes, sabão em pasta e até adubo orgânico.
Texto e fotos: Marcio Costa
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993
Mais informações:
Luciana Milioli Vieira 9