Para quem passa em frente a igreja matriz de Cocal do Sul na manhã desta terça-feira, 31, a cena é chocante. Profissionais da Secretaria de Saúde do município utilizaram um caixão para chamar a atenção da população para uma vida sem cigarro.
A enfermeira coordenadora do grupo de tabagismo, Gisele De Bem explica que a cena é de um velório a céu aberto e o falecido é um cigarro gigante. "A intenção é chocar as pessoas mesmo. "Esta foi uma forma que nós profissionais da saúde encontramos para alertar sobre os malefícios do cigarro. Aqueles que por aqui passarem vão receber informações, orientação, folder e adesivos. Além disso, os interessados em parar de fumar poderão se inscrever para o grupo de controle ao tabagismo no município. Tudo para que as pessoas optem para uma vida saudável e valorizem a saúde", ressalta.
Hoje, em todo o mundo, é considerado o dia mundial sem tabaco. A campanha será realizada durante a manhã em Cocal do Sul. Para ajudar a diminuir o número de fumantes no município, a secretaria de saúde desenvolve o Programa de Controle do Tabagismo para as pessoas que realmente desejam parar de fumar. O trabalho existe há quatro anos e registra resultados positivos. De acordo com Gisele na próxima semana um novo grupo deverá abrir com encontros durante a tarde e, dependendo da procura das pessoas, um outro poderá ser aberto na parte da noite. "Às vezes o que falta é incentivo. Nós explicamos o que o cigarro causa, desenvolvemos estratégias, falamos sobre a dependência química e psicológica, realizamos exercício de relaxamento entre outros. Acompanhamos durante um ano a pessoa para que ela não se entregue em casos de recaída e o tratamento seja reforçado e firme", finaliza Gisele.
As pessoas interessadas em participar do grupo podem entrar em contato com a enfermeira Gisele no ESF do bairro Jardim Elizabeth ou pelo telefone 3447-1445.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574