Canal auxiliar: equipes começam trabalhos na Álvaro Catão

Iniciou, na manhã de hoje (31), a primeira etapa do trabalho de ampliação do sistema de drenagem urbana do rio Criciúma na ponte da rua Álvaro Catão, na região central de Criciúma.
Segundo o coordenador da Unidade Executora Local – UEL do governo municipal, Roberto Luiz Búrigo, os trabalhos de destruição da ponte, que constituem esta primeira etapa, devem ser concluídos em aproximadamente cinco dias. "A previsão para o término da obra de ampliação desta ponte é de cinco meses. Para evitar mais transtornos aos motoristas, os desvios estão sinalizados e uma equipe da ASTC está orientando os usuários", ressalta Búrigo.
Além das placas de sinalização, um conjunto de semáforos entre a praça Domênico Sônego (antiga praça da Cesaca) e a rua Araranguá foi instalado para os motoristas. Já o conjunto de semáforos existente no cruzamento da rua Álvaro Catão com a Araranguá ficará desligado.
Paralelo à avenida Álvaro Catão, a partir da próxima semana começam a ser executados os trabalhos de reconstrução da ponte na avenida Centenário. Após o término destas duas pontes, em aproximadamente cinco meses, terão início as obras nas pontes das ruas Araranguá e Wenceslau Brás.
Desvios
Com esses trabalhos, a rua Frei Caneca passou a fazer ligação do centro até a rua Álvaro Catão, em mão única e é proibido estacionar em um dos lados. A via Alfredo Del Priori passou a ligar a rua Álvaro Catão até a rua Orindo Zaccaron (atrás do colégio Energia), seguindo para rua Araranguá. A rua Alfredo Del Priori, no sentido bairro-centro está com mão única com a proibição de estacionamento de um dos lados.
Já a rua Celestino Nesi, próximo a ponte, foi fechada e a Martins Fontes terá acesso livre até chegar na Wenceslau Braz, no bairro Operária Nova. Os locais foram sinalizados e a Guarda Municipal está no local orientando o trânsito.


Mudanças nas linhas do transporte coletivo

Devido às obras, algumas linhas do transporte coletivo apresentarão modificações em seu itinerário. São as linhas: 200 (Rio Maina/Hospital Santa Catarina), 202 (Laranjinha/Rio Maina), 204 (Vila Zuleima), 208 (Maria Céu), 212 (Mina do Toco), 214 (Mina do Mato), 222 (São Marcos/Laranjinha) e 224 (Colonial/Vila Francesa). Estas linhas não passarão por dois pontos de ônibus localizados na rua Araranguá.Todo o trânsito será desviado para pontos provisórios nas ruas Eugênio de Bona Castelan (próximo ao Colégio Energia) e José do Patrocínio.
Em cada ônibus onde haverá a modificação, estão afixados comunicados sobre o novo trajeto. Os itinerários serão normalizados após o término das obras.
Informação

A partir da próxima semana, uma equipe estará disponível na Praça Nereu Ramos, no antigo quiosque da Afasc, orientando e informando a população sobre os benefícios da obra, locais de intervenção e as mudanças no trânsito.

A população também pode acompanhar as obras por meio de um painel informativo que foi colocado em frente ao colégio Lapagesse, na avenida Centenário e outro na Nereu Ramos, ao lado da loja Pernambucanas.
As obras do Canal Auxiliar consistem na construção de um canal de concreto, tipo seção dupla, de 1,7 km de extensão, paralelo ao Rio Criciúma, na parte central da cidade. O canal aumentará a capacidade de vazão do rio em quase 100%. Haverá, também, a reconstrução de quatro pontes e o desassoreamento do rio da Rua Araranguá até a avenida Centenário, onde um bueiro auxiliar será construído.

Os locais de intervenção são: avenida Centenário, rua João Cechinel, Mario da Cunha Carneiro, Antonio de Lucca, Felipe Schmidt, Pedro Benedet, praça Nereu Ramos, rua João Pessoa/calçadão, Henrique Lage, Vitório Serafim e Araranguá.
Texto: Débora Correa
Fotos: Fran Lima
Mais informações:
Roberto Luiz Búrigo: 8819.0650
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br