Cocal do Sul é o maior com percentual de voto em uma eleição para Conselheiro Tutelar no Estado. Mais de mil pessoas participaram.

Os novos integrantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cocal do Sul foram conhecidos neste sábado, 28. Ana Alice Goulart, Maria Aparecida Marghotti (Nega), Leonardo Silvestri (Xambinho), Maria Aparecida do Livramento (Cida) e Hélio Crozetta são os novos conselheiros do município para os próximos três anos. A votação aconteceu no Centro de Pastoral da Igreja Matriz. No total, 1159 pessoas contribuíram com o voto. Cocal do Sul foi o primeiro município a realizar a eleição através de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da região Sul.
De acordo com o técnico judiciário do TRE, Milton Baís Barboza Jr. quase 10% da população compareceu às urnas. "Cocal do Sul superou todas as expectativas do TRE. Este foi o maior percentual de voto em uma eleição para Conselheiro Tutelar registrada no Estado. O município esta de parabéns", destaca.
Antes apenas representantes de entidades podiam votar. Para a presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal, Sinara Crippa Milanez esta foi uma eleição que serve de exemplo para a região Sul. "Não tivemos nenhum problema com as urnas e nem de ordem pessoal. A eleição foi a mais transparente possível. O ponto mais importante foi o interesse e a participação da população diante do voto facultativo, ou seja, ninguém foi obrigado a votar. Isso demonstra o valor do trabalho de um conselheiro e a responsabilidade que cada um deles terá a partir de agora", ressalta.
Ao todo, cinco urnas foram utilizadas para as seções eleitorais. Uma das primeiras pessoas a votar foi o prefeito, Nilso Bortolatto. "Fiquei impressionado com a mobilização dos candidatos, a força de vontade e a resposta que a população deu ao Conselho Tutelar do município. Com certeza teremos um grande time para trabalhar pelos direitos da criança e do adolescente em nossa cidade", afirma.
Todos os conselheiros passarão por uma capacitação de 40 horas. De acordo com Sinara ainda não há data definida para a posse dos conselheiros, mas deve acontecer nos próximos dias. "Todos os passos desta eleição foram levados a conhecimento da Promotoria Pública. Nós só temos a agradecer o sucesso deste trabalho a Administração Municipal, Comissão Eleitoral, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Promotoria, técnicos do TRE, os candidatos que desempenharam seu papel com seriedade, Policia Militar e a população", finaliza.

O que faz o Conselho Tutelar
Os Conselhos Tutelares garantem a proteção e zelam pelo cumprimento dos direitos de meninas e meninas definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles são a porta de entrada para o atendimento a crianças e adolescentes que tiveram qualquer um de seus direitos violados, como a falta de vagas na escola ou agressões sofridas, por exemplo. Os conselheiros recebem as denúncias, fazem os encaminhamentos necessários e tomam providências para aplicação de medidas a serem cumpridas pela família, pela criança ou pelo adolescente.
Confira abaixo a relação dos conselheiros eleitos, seus suplentes e o número de votos de cada um:
Ana Alice Goulart – 261
Maria Aparecida Marghotti ( Nega Marghotti ) – 216
Leonardo Silvestri ( Leonardo Xambinho ) – 169
Maria Aparecida Do Livramento ( Cida ) – 160
Hélio Crozetta – 118
Jaqueline Bressan ( Jaque ) – 99
Aline Pereira Maccarini – 79
Beatriz Galatto Nesi – 19
Fabiano César De Souza – 18
Grasiela Martinello – 13

Outras informações pelo telefone: 9993.3375, Sinara

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574