CAPSi abre suas portas amanhã

Criciúma é o único Município da região que oferecerá, a partir de amanhã (25), às 8 horas, atendimento especializado para jovens menores de 12 anos, dependentes químicos e adolescentes até 18 anos com problemas de transtornos mentais graves. O CAPSi tem o objetivo de proporcionar a inserção social, estimular a autonomia e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
O espaço adaptado para atender a demanda conta com uma estrutura de 400 metros quadrados e oferecerá um atendimento especializado com psicólogos, psiquiatras, musicoterapeuta, educador físico, assistente social, entre outros. "Será oferecido um serviço de atenção diária para as crianças que sofrem com distúrbios psíquicos que possuem dificuldade de aprendizagem", afirma o coordenador de Saúde Mental, Denílson Rodrigues Fonseca.
De acordo com ele, serão atendidas 15 pessoas por período que serão encaminhadas pelas unidades de saúde, escolas, conselhos tutelares e Ministério Público. Os agendamentos podem ser feitos nas unidades de Saúde ou até mesmo no próprio CAPSi, mediante encaminhamento e com a presença de um responsável. "Um dos critérios para as crianças utilizarem o CAPSi é estar frequentando a escola", informa Fonseca.
Os pacientes passarão por uma avaliação que conforme a psicóloga, Giordana Machado da Luz, é um trabalho que irá atuar no tratamento e prevenção da saúde mental. "O tratamento pode durar, em média, seis meses. Tudo depende da gravidade de cada um. É extremamente importante a participação dos pais durante o tratamento. É necessário que se faça um trabalho familiar", ressalta Giordana.
Com a avaliação pronta, a equipe trabalhará com o plano terapêutico no qual serão realizadas diversas atividades lúdicas que irão compor o tratamento. Baseado em oficinas com jogos educativos, música, dança, teatro e cidadania, além de verificar a questão da dificuldade de aprendizagem. Juntamente com o atendimento terapêutico, estarão disponíveis no local, os medicamentos para os pacientes que precisarem. "Vamos ter um local especializado e uma boa indicação em termo de saúde para atender os pacientes", declara Fonseca.
Trabalhos de prevenção devem ser desenvolvidos em breve nas unidades de saúde, iniciando pela regional da Próspera e também com o Núcleo de Educação infantil.
Algumas reuniões de apresentação da estrutura e funcionamento foram realizadas com a secretaria de Saúde, Educação, Núcleo de Convivência Estudantil hoje (24), pela manhã. Na sexta-feira (27), às 14 horas, no CAPSi, o público-alvo do encontro serão os órgãos jurídicos com a presença do juiz da vara da infância, Giancarlo Bremer e o promotor Alan Rafael, órgãos do sistema Social, Conselhos Tutelares e o Núcleo de Prevenção da Violência.
No dia 3 de junho, a reunião será realizada com os gerentes das unidades de saúde.

Diretoria Executiva de Comunicação:
3431-0047 ou 9162-8993
www.criciuma.sc.gov.br