Palácio de Balbi é visitado

Veneza/Itália

A comitiva criciumense esteve hoje (5), em Veneza, na Itália. Lá, visitaram o palácio de Balbi (sede do governo da região de Veneto), um edifício da segunda metade do século XVI e morada da família Balbi. Em 1971 o palácio tornou-se propriedade da Região do Veneto que o torna um dos locais mais prestigiados, casa do Presidente da região.
Os membros foram recebidos por Daniele Stival, assessor de fluxo migratório da região de Veneto, e falou da importância do Gemellaggio. "A região aporta especialmente na formação de jovens. Esse interesse facilita o intercâmbio e queremos ampliar isso", disse Stival. "Nossa região parece um pedacinho da Itália no Brasil. Em virtude dos imigrantes, tornou-se uma das mais fortes economias da região Sul", disse o prefeito Clésio Salvaro.
A sede do governo possui um afresco de Paulo veroneze, da região de Veneto e que mostra em sua obra a junção entre a aritmética e a geometria e dois mapas mundi um deles com as constelações usadas para guiar os navegadores. Na segunda sala (sala de representação) é o local para se receber diplomatas e assinar protocolos.
Ali, uma raridade é encontrada. Uma cópia do livro de orações dos padres e que tem revestimento de ouro. O exemplar é do século 17 e a original está na biblioteca de São Marco. Vasos chineses e um relógio no estilo inglês também estão espalhados pelo local. O prefeito de Vittorio Veneto, Geanantonio Da Ré acompanhou a comitiva.


Palazzo Ferro Fini
Em seguida, a comitiva foi recebida por Bruno Moretto, presidente da Associação Veneziana Nel Mondo, no palácio Ferro Fini (assembleia legislativa para os brasileiros). A sede do Conselho Regional, está localizada em uma das mais fascinantes do Grande Canal, entre a Ponte Accademia e Piazza San Marco, em frente à Chiesa della Salute, a obra do século XVII Longhena.

Veneza
A Cidade de Veneza, localizada na região do Veneto, província de Veneza é encantadora pelos seus passeios românticos, pelo carnaval, pelo comércio. Turistas de todas as partes do mundo apreciam sua beleza. São mais de 120 ilhas e tornou-se uma potência comercial a partir do século X, no qual sua frota já era uma das maiores da Europa.
É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus. As construções, em virtude de ser rodeada por água, balançam e suas fundações são de madeira petrificada.

Texto e Fotos: Daniela Savi
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br