Comitiva conhece culinária durante visita a escola albergueira


Vittorio Veneto/Itália

A comitiva de Criciúma conheceu hoje (4) a culinária italiana durante visita ao Instituto Professionale di Stato per i Servizi Alberghieri e dela Ristorazione "Alfredo Beltrame", em Vittorio Veneto, na Itália. No local estudam 300 jovens que fazem dos cursos técnicos de hotelaria, restaurante e bar. Um deles é a criciumense Luiza Seferino, de 16 anos que mora há cinco anos com a família na Itália e faz curso de bar.
Durante visita o diretor do local, Pascoalino di Nunno, se emocionou lembrando dos antepassados, das conquistas e da importância da escola para a região.
O prefeito Clésio Salvaro falou da satisfação de retornar a cidade depois de 130 anos da imigração. "Retornamos em busca de conhecimento para que possamos implantar uma escola semelhante em Criciúma. O primeiro passo já foi o intercâmbio. Vamos unir forças para que isso ocorra", citou.
No final da visita todos puderam apreciar os pratos produzidos pelos alunos. Na Itália existe um ritual durante as refeições com o antipasti que seria um aperitivo, depois vem o primi piatti (primeiro prato), em seguida o secondi piatti (segundo prato) e o dessert (sobremesa). Durante as refeições, os pratos são servidos somente depois de serem totalmente degustados e, claro, muito vinho. Para cada refeição um acompanhamento diferente.

Diretoria Executiva de Comunicação:
Texto e Fotos: Dani Savi
www.criciuma.sc.gov.br