Prefeito de Forquilhinha encaminha hoje a Câmara de Vereadores projeto de lei que homenageia Fridolino Steiner, um dos moradores mais ilustres de Forquilhinha. O projeto deve ser lido na sessão de hoje em Forquilhinha e votado na próxima semana. O XXI Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Forquilhinha será denominado "Taça Fridolino Steiner".
Fridolino Steiner faleceu no dia 20 de dezembro de 2010, em decorrência de uma grave doença pulmonar. Deixou 15 filhos, 31 netos, 10 bisnetos, genros e noras.
Pequeno histórico e curiosidades
Trabalhou desde a infância auxiliando os pais na agricultura até os 21 anos. Em 1941 foi convocado para servir o exército em Blumenau. Recém casado partiu e lá permaneceu durante sete meses e três dias. Chegou a receber uma premiação chamada Atestado de Boa Conduta, por seu bom comportamento. Retornou a Forquilhinha e construiu uma família numerosa.
Em 1968, foi convidado pelo então Presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Ltda., Ari Osvaldo da Silveira e o Fidélis Back, a ocupar o cargo de gerente. Foi seu primeiro e único emprego "fichado". Antes, já trabalhava construindo redes, e participou da Fundação da Cooperativa em 1959.
Ajudou incansavelmente na ampliação das redes em Forquilhinha, parte de Nova Veneza e Criciúma.
Foi zagueiro do Ideal Esporte Clube. Ajudou na prestação de serviços comunitários, como a construção da primeira casa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (anos 1939/1940), no alicerce da Casa Paroquial, em 1939, saindo para servir o exército, e ao retornar, ainda ajudou a colocar a cobertura. Ajudou na construção de mais duas edificações das Irmãs Escolares, ajudou na construção da segunda igreja em 1960/1962, e ainda o cemitério e o Salão Paroquial.
Participou da Diretoria do Conselho Paroquial.
Ajudou na construção da nova sede do Ideal Esporte Clube, sendo nomeado como encarregado, liderando o trabalho voluntário. Foi Presidente do Ideal.
Fez parte na construção do Frigorífico Sul Catarinense S/A – Frisulca, que atualmente pertence à Seara.
Participou ativamente desde o iniciou do processo de emancipação política de Forquilhinha.
Participava ativamente das festas do município, em seus desfiles históricos e culturais, sempre trajando roupas típicas alemãs, tocando muitas vezes sua gaitinha de boca ou bandoneom, também junto à terceira idade.
Era bem informado, sabia toda historia de Forquilhinha.
______________________________________________________________________________________
Att.
Carla Giassi (JP/SC 01050)
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Forquilhinha
(48) 3463-8104 – 9919-0540