Festival Literário e Feira do Livro iniciam em Içara

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz abriu oficialmente nesta segunda-feira (2) o Festival Literário e Feira do Livro no município. Até o próximo sábado, na Praça da Matriz São Donato, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura estarão promovendo diversas atrações artísticas e culturais, venda de livros e a palestra do escritor e músico Gabriel O Pensador.

"Nossa cidade continua no caminho do desenvolvimento e da qualidade de vida. Este festival é mais um exemplo de que a educação de Içara é destaque em ensino e interatividade com a população", destacou o prefeito.

Durante a abertura, a Secretaria de Educação fez a entrega de um cheque de R$ 1 mil para o estudante Rafael Aires Pinto, da escola municipal Quintino Rizzieri. Ele foi o vencedor do concurso que definiu a logomarca do evento.

"O Festival Literário é uma oportunidade para refletirmos sobre a necessidade da leitura para o dia-a-dia, assim como apresentarmos os talentos içarenses, cada vez mais destacados na literatura da região e do estado", enfatizou o secretário municipal de Educação, Antônio de Mello.

Para auxiliar na aquisição de livros, cada estudante da rede pública municipal recebeu um vale livro, que possibilita descontos na aquisição de novos exemplares. Durante toda a semana a programação se estende sempre a partir das 9 horas, com destaque para declamações de poemas, poesias e contos. A palestra com Gabriel o Pensador acontece na quarta-feira (4), às 19h30. Todo o evento é aberto ao público em geral com entrada gratuita.


Currículo Gabriel o Pensador:

GABRIEL CONTINO nasceu em 1974, no Rio de Janeiro. Escreve desde pequeno, principalmente letras de música. Aos dezoito anos, já como Gabriel O Pensador, gravou sua primeira canção, "To feliz (matei o presidente)"; lançada de forma independente e que chegou a ser censurada às vésperas do impeachment, em setembro de 1992. Começou a estudar comunicação, mas optou definitivamente pela música.

De 1993 a 2005, gravou sete álbuns e um DVD, e publicou o livro de poemas e crônicas "Diário noturno" (2001), lançado no Brasil e em Portugal; escreveu o livro "Um garoto chamado Rorbeto – que ganhou o Prêmio Jabuti em 2006 e, em 2008, escreveu o livro "Meu Pequeno Rubro-Negro". Mantém o site www.gabrielopensador.com.br . Vive no Rio de Janeiro, com a família.


Informações adicionais:
(48) 8477 7991 – Antônio de Mello
Secretário Municipal de Educação

Assessoria de Comunicação PMI
Texto: Simone Costa
simonecosta.jornalista@gmail.com