Baixa Renda: inscrição para acessar a tarifa social de energia é realizada

A Unidade Central da Secretaria Municipal do Sistema Social de Criciúma está realizando a inscrição para solicitação de visita da Assistente Social para cadastramento e acesso a Tarifa Social de Energia (Lei 12.2012 de 20 de janeiro de 2010) que oferece descontos dependendo da faixa de consumo mensal e da renda per capita familiar.

A assistente social, Rosimar Fagundes Rodrigues, informa que as pessoas poderão se inscrever para solicitar a visita da assistente social, para, após parecer técnico, realizar o cadastro para acesso a Tarifa Social de Energia.
As inscrições poderão ser realizadas na Unidade Central, ou no CRAS mais próximo, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, 2ª, 4ª ou 5ª feira. "A pessoa deve vir munida de identidade e comprovante de residência e depois disso, a profissional, através de visita domiciliar, verificará se a família possui os critérios para inclusão no CadÚnico. Após o preenchimento e inserção do cadastro no sistema do MDS, a família receberá um Número de Identificação Social (NIS), que poderá levar até a agência de distribuição de energia que calculará o desconto", explicou Rosimar.

A tarifa social de energia elétrica existe desde 2002, mas, no ano passado, a ANEEL mudou as regras de concessão dos descontos. Antes, o benefício era dado automaticamente para as unidades que consumiam até 80 kWh por mês, independentemente da renda familiar. Com as novas regras, além de estar inscrita no Cadastro Único, a família deve ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou ter um dos moradores recebendo Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

Mais informações: Rosimar Fagundes Rodrigues: 3445-8912
Diretoria Executiva de Comunicação:
3431-0047 ou 9162-8993
www.criciuma.sc.gov.br