Samae reforça abastecimento de água utilizando método não destrutivo em Içara

Os bairros Liri, Linha Três Ribeirões, Nossa Senhora de Fátima e empresas próximas ao Loteamento Ana Eliza em Içara receberão reforço no abastecimento de água. A canalização para aumentar o fornecimento foi feita através de travessia por método não destrutivo em dois pontos diferentes da SC 444. A tecnologia foi contratada pelo Samae e permite atravessar dutos sob ruas, avenidas, calçadas e rodovias sem a necessidade de abrir valas.

"O trabalho foi rápido e prático. Em menos de um dia atravessamos os canos de água sob a rodovia e não causamos nenhum dano à pavimentação, nem mesmo o trânsito foi totalmente paralisado", comemorou o presidente do Samae, Paulo Preis Neto. Segundo ele, o reforço na canalização vai melhorar o abastecimento para pelo menos 300 famílias na região do bairro Liri e reforçar o fornecimento às empresas às margens da SC 444 próximas ao Loteamento Eliza. A previsão do Samae é de que até a próxima segunda-feira (4) as ligações de água estejam concluídas nas comunidades.

Método não destrutivo – É um equipamento hidrostático de alta pressão que possui uma broca com dispositivo eletrônico instalado em seu interior. Ele emite sinais que são captados por um outro equipamento eletrônico chamado localizador, que mostra localização, profundidade, inclinação, ângulo de rotação, possibilitando dessa forma o direcionamento e monitoração do furo do início ao fim. A broca é acoplada a um conjunto de barras de aço flexíveis e rosqueáveis, que faz com que através de movimentos rotativos e axiais e com a injeção de água com alta pressão se faça curvas sob o solo a fim de alcançar o ponto de destino. Nesse momento troca-se a cabeça de perfuração por uma outra cônica e espiralada chamada alargador, que retorna no mesmo furo alargando-o e puxando ao mesmo tempo os dutos a serem instalados.


Informações adicionais:
(48) 8482 5969 – Paulo Preis Neto
Presidente do Samae de Içara

Assessoria de Comunicação PMI
Texto/fotos: Simone Costa
(48) 3431 3500/ 9976 8698
simonecosta.jornalista@gmail.com