Bortolatto empossa novos Conselheiros Tutelares do Município

A partir desta sexta-feira, 01/07, os novos Conselheiros Tutelares de Cocal do Sul entram em ação para garantir atendimento à população. Os cinco novos titulares foram empossados na noite desta quinta-feira, 30, pelo prefeito Nilso Bortolatto. A cerimônia de possa foi realizada na sede da Administração Municipal e contou com a presença de autoridades locais e técnicos.
Os titulares eleitos para os próximos três anos são Ana Alice Goulart, Maria Aparecida Marghotti (Nega), Leonardo Silvestri (Xambinho), Maria Aparecida do Livramento (Cida) e Hélio Crozetta, sendo que este último integrante dará lugar ao primeiro suplente, Jaqueline Bressan. Para Bortolatto os novos conselheiros têm uma missão muito importante onde vão estar envolvidos com problemas familiares durante 24 horas por dia. "É uma tarefa difícil e que tem que ter muita disposição e responsabilidade para garantir a proteção e zelar pelo cumprimento dos direitos de meninas e meninos definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente", destaca.
No total, 1159 pessoas participaram da eleição realizada em maio através do voto no município. Cocal do Sul foi a primeira cidade a realizar a eleição por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da região Sul. Para o secretário de Ação Social e da Família, Geraldo Silveira todos os integrantes já iniciam o trabalho sabendo o que vão fazer. "Eles possuem curso superior, uma exigência do município que passa a valer a partir de agora, e passaram por uma capacitação completa. Além disso, nós vamos prezar pela união do Conselho com as polícias Militar e Civil e poderes Legislativo e Executivo para primar pela qualidade no atendimento. É muito importante também que a comunidade esteja envolvida nos trabalhos realizados nas escolas e sociedade em geral para que o resultado seja ainda mais positivo e construtivo no município", afirma.
Os integrantes estarão à disposição na sede do Conselho, localizada no bairro Jardim Itália, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Após este período atuarão em caráter de plantão. Os conselheiros recebem as denúncias, fazem os encaminhamentos necessários e tomam providências para aplicação de medidas a serem cumpridas pela família, pela criança ou pelo adolescente.


Conselheiros realizam capacitação

Os conselheiros tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente passaram de 17 a 30 de junho por um curso de capacitação para torná-los aptos para o exercício de suas atividades profissionais. A capacitação foi dada através do palestrante professor Msc. Ismael Francisco de Souza, Bacharel em Direito e pesquisador na área do Conselho Tutelar e Trabalho Infantil. Junto com ele também contribuiu com os ensinamentos a assistente social, Carla Borges, especialista em Políticas Públicas.
Durante os encontros, a equipe aprendeu sobre os Fundamentos do Direito da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantias de Direitos da criança e do Adolescente e assuntos específicos a atuação profissional de conselheiro tutelar, como: atribuições, responsabilidades, deveres funcionais, atendimento, encaminhamento, medidas de proteção, entre outros.
Segundo Silveira durante a capacitação os integrantes se depararam com determinados casos, como se já estivessem em campo. "Com certeza esta nova equipe esta preparada e fará um trabalho que tem tudo para ser referência na região. Desde já desejamos as boas vindas e pedimos para que prezem pelo melhor atendimento", conclui.
Além disso, para garantir qualidade nos serviços prestados, a partir de agora o Conselho Tutelar passará a ter uma coordenação ligada a secretaria de ação social e da família para a implantação de novos projetos e melhor acompanhamento das ações.

Outras informações pelo telefone: 9633.8903, Geraldo.

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da rolt
9944-0574