Projeto de destinação correta de pilhas e baterias leva educação ambiental às crianças

Um dos pilares da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) é a educação ambiental. E com esse intuito a Famcri desenvolveu, juntamente com a secretaria do sistema da Educação, um projeto que visa dar destinação correta a pilhas e baterias, ao mesmo tempo em que leva consciência ambiental para os mais de 16 mil alunos da rede municipal de ensino.

"Iremos instalar caixas coletoras em todas as escolas para que as crianças depositem ali, as pilhas e baterias de celulares, assim, buscando conscientizá-las", ressalta o presidente da Fundação, Volnei da Luz Junior.

Segundo ele, será realizado um trabalho complementar, por parte da fundação, para educar as crianças ambientalmente. "Iremos produzir folders e cartilhas, além de realizarmos palestras nas escolas, visando mostrar para elas a importância de cuidar do meio ambiente e os males que o descarte indevido de pilhas e baterias acarretam ao meio ambiente", explica.

Uma equipe da Famcri irá realizar a coleta, nas escolas, uma vez por mês. Após a coleta as pilhas serão destinadas para a empresa Peacock, em porto-alegre, no Rio Grande do Sul, a qual já recebe o lixo eletrônico recolhido pela Fundação. "É importante darmos essa destinação já que hoje as pilhas são, geralmente, descartadas com o lixo comum, o que acarreta grandes danos para o meio ambiente", destaca.

Junior informa que o projeto será levado para a aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Criciúma (Condema), na reunião do Conselho, sexta-feira (4), no paço Municipal. "Após a aprovação dos conselheiros iremos colocá-lo em prática", afirma.

Destinação Correta

A destinação corretas de resíduos nocivos para o meio ambiente, segundo Junior, é uma preocupação constante da fundação. "Temos os projetos de destinação correta dos pneus inservíveis e dos lixos eletrônicos, que tem nos dado um retorno positivo na promoção e defesa do meio ambiente e agora teremos mais esse", destaca.

Junior ainda afirma que as pessoas que possuírem algum pneu inservível ou algum lixo eletrônico devem levá-los – de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h – no Ecoponto, localizado na rua Miguel Nápoli, em Rio Maina.

Mais informações:
Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0027 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br