Campanha contra exploração do trabalho infantil na praça

Campanha contra exploração do trabalho infantil na praça

 

Cerca de quatro milhões de crianças, entre 5 e 16 anos fazem atividades no Brasil, o que o coloca entre os países com os maiores índices de trabalho infantil. Em Criciúma, segundo a assistente social do CREAS, Rosilda Patrício Lima, 170 crianças – matriculadas no programa socioeducativo dos CRAS – encontram-se, ou em perigo eminente de começar o trabalho ou já estavam em situação de trabalho infantil. Para tanto, o governo do Município de Criciúma, através da secretaria do sistema Social está desenvolvendo uma campanha direcionada a conscientização da erradicação do trabalho infantil no município com o tema: "Trabalho Infantil, Nem de Brincadeira". A campanha teve seu início, através de palestras desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de assistência Social (CREAS) nas comunidades com áreas abrangentes dos CRAS. Para maior visibilidade da questão do trabalho infantil o CREAS estará neste sábado (27), na praça Nereu Ramos, com entrega de materiais informativos e a disponibilização de um espaço de lazer para as crianças.


Dados do IBGE revelam que o trabalho infantil se manifesta de muitas maneiras como, crianças trabalhando em lixões; como catadores de papel; em serviços de carvoarias e olarias; crianças sendo exploradas sexualmente, entre outras.

"Devemos ressaltar também que, pensando em benefício próprio, muitos pais são coniventes com essa exploração, e, pior ainda, muitos acreditam que é melhor para a criança que comece a trabalhar mais cedo, pois assim ‘livra-se de ser bandido'", disse Andréia Vieira da Silva, coordenadora do CREAS, acrescentando que é fundamental que toda a sociedade brasileira se mobilize em prol dessas crianças, quer seja através de protestos e denúncias, quer seja através da solidariedade.

 

Denúncias poderão ser feitas pelos telefones 3445-8925 (CREAS) ou no Conselho Tutelar – 3445-8922.

 

 

Mais informações: Andréia Vieira da Silva: 3445-8925

Diretoria Executiva de Comunicação:

3431-0047 ou 9162-8993

www.criciuma.sc.gov.br