Criciúma: Vacina contra meningite chegará nas próximas semanas

Vacina contra meningite chegará nas próximas semanas

 

A secretaria de sistema de Saúde de Criciúma, por meio da vigilância epidemiológica, disponibilizará, em breve, a vacina contra a meningite C. A expectativa é de que nas próximas semanas, as unidades de saúde já estejam preparadas para receber as crianças até dois anos de idade.

 

A vacina – que era antes oferecida somente pela rede privada – agora passa a ser disponibilizada, também, pelo Município. A coordenadora de imunização, Joice Savi, ressalta a importância do profissional em orientar as mães para que elas voltem e façam as vacinas, no prazo, para não atrasar. "O ideal é que os pais levem seus filhos até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e coloquem em dia, o calendário de vacinação. Muitos pais acabam esquecendo de voltar ou até mesmo não tem tempo", reforça Joice.

 

O medicamento deveria ser distribuído no Município em agosto, mas o Ministério da Saúde enfrentou problemas licitatórios com a empresa que faria o transporte das vacinas.

 

Meningite C

 

A bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo, é a principal causadora da meningite C, uma doença grave que pode ser fatal. A meningite C tem, em seu início, sintomas parecidos com os da gripe, confundindo a gravidade da situação. Apesar de não ser comum, a meningite C pode, também, trazer conseqüências devastadoras, ainda que tratada rapidamente.

 

Entre as crianças que sobrevivem à meningite C, pode ser grande a presença de seqüelas duradouras e/ou permanentes: Surdez, Paralisia, Convulsões, amputação de membros, distúrbios mentais, lesões cerebrais.

 

 

Mais informações: Joice Savi: 3445.8713

Texto: Morgana Réus

Diretoria Executiva de Comunicação: 3431.0047 ou 9162.8993

www.criciuma.sc.gov.br