Ações desenvolvidas nas ESFs rendem premiação nacional ao município de Içara

Ações desenvolvidas nas ESFs rendem premiação nacional ao município de Içara

Içara(18.10.2010) – A campanha de rastreamento do câncer de mama realizada no município de Içara rendeu, na Segunda Mostra Nacional de Estratégia de Saúde da Família, o único prêmio de Santa Catarina entre os destaques da categoria de pôsteres do evento que foi realizado em Florianópolis, durante o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, na última semana. A menção honrosa está relacionada às ações desenvolvidas nos ESFs.

 

Por meio da secretaria municipal de Saúde foram inscritos três trabalhos para a sessão ‘pôster': Manual de normas e rotinas para procedimentos de enfermagem da SMS de Içara, apresentado pela enfermeira Maristela Paz Meinerti; Administração Publica e a Saúde da Família nas comunidades de Içara, responsável enfermeira Glícia Pagnan Silveira; e o trabalho premiado ‘Campanha de rastreamento do câncer de Mama: um desafio vencido em Içara', sob a responsabilidade da Gestora de Saúde, Mira Dagostin.

 

Aproximadamente 170 trabalhos foram inscritos destes, 56 foram selecionados e apenas 36 foram para a exposição. Quatro foram premiados. "O reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nas Estratégias de Saúde da Família em nosso município, com esta premiação, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo levando ações de prevenção e diagnóstico rápido, bem como levando a saúde pública para mais perto das famílias", salientou o secretário de Saúde Laudo Calegari. Tubarão também representou o estado com um trabalho.

 

 

Conheça os trabalhos:

 

CAMPANHA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: UM DESAFIO VENCIDO NO MUNICÍPIO DE IÇARA -SC

 

Maristela Paz Meinerti – Enf. Coordenadora Municipal do Centro de Atenção a Saude da Mulher Içarense.

Ivanir Pra Silva Thomé – Enf. Setor Técnico e Planejamento da Secr. Saúde .Msc. em Ciências da Saúde.

Valdemira Santina Dagostin – Gestora da Saúde, Msc. em Ciências da Saúde.

Glícia Pagnan Silveira – Enf. Coordenadora Municipal da Estratégia de Saúde da Família, Especialista.

 

 

A detecção precoce do câncer de mama por meio de mamografia de rastreamento e o acompanhamento dos casos alterados através do programa SISMAMA (Sistema de Informação do Câncer de Mama) para mulheres acima de 40 anos é uma estratégia do Ministério da Saúde que vinha sendo estudada desde 2003, sendo colocado em prática a partir de setembro de 2009 no país. No município de Içara, esta campanha tornou-se um desafio a ser vencido pelo programa de Atenção a Saúde da Mulher, contando com os profissionais das Estratégias de Saúde da Família – ESF, principalmente os enfermeiros. A população feminina acima de 40 anos em setembro de 2009, era de 6.925 (SIAB) e a meta estimada é de atingir 93% destas mulheres no rastreamento até dezembro de 2010. As estratégias adotadas pelas 18 ESF para motivar a vinda das mulheres foram: elaboração do fluxograma de campanha e folder; sensibilização dos profissionais de saúde; reunião com prestador e controle e avaliação de Criciúma para garantir a referência; unidade aberta em horário diferenciado do atendimento; informação; oficinas de beleza e estética; apoio dos meios de comunicação; captação pelos Agentes Comunitários de Saúde. No período de setembro de 2009 a agosto de 2010 foram realizados 4.500 Exames Clinico de Mamas (ECM) e a solicitação de mamografia. Porém das solicitações realizou-se 2.883 (64%) exames e a meta atingida foi 44,8% das mulheres. Foi assegurado o acesso, e observou-se que a solicitação não garante a realização do exame, o que deve ser um compromisso pessoal de cada mulher de promoção a saúde através da prevenção e sensibilização para o auto cuidado. As ESF tem a missão de ser mediador deste processo de conscientização; além de ser doadores de conhecimento transformador por meio de ações educativas.

 

 

A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E A SAUDE DA FAMILIA NAS COMUNIDADES DE IÇARA/SC

 

Glícia Pagnan Silveira, Enf. Coordenadora Municipal da Estratégia de Saúde da Família, Especialista.

Ivanir Pra Silva Thomé, Enf. Setor Técnico e Planejamento da Secr. Saúde, Msc. em Ciências da Saúde.

Valdemira Santina Dagostin, Gestora da Saúde, Msc. em Ciências da Saúde.

 

Levar a administração pública para a comunidade, com o nome "Mesa do Prefeito na Comunidade" foi uma iniciativa do Prefeito Municipal que desejava superar o velho conceito de administrar somente em gabinete. O objetivo principal é elevar Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Içara/SC, que tem o menor IDH dos municípios da região carbonífera, 0,78 médio (PNUD/2000). O IDH está relacionado à saúde, educação e padrão de vida da população e para elevar este índice é necessário atuação em conjunto de todas as áreas. A estratégia adotada foi descentralizar as ações, para acesso facilitado da população a todas as secretarias municipais, principalmente da saúde e da educação em parceira com outras entidades. A Saúde deslocou semanalmente sua equipe técnica da sede para as comunidades, envolvendo as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) local, tendo o enfermeiro um papel fundamental. Foram ofertados: serviços básicos de saúde, recadastramento, emissão de documentos, acesso a cultura, esporte e outros elementos; reuniões com as lideranças para levantar e atender as necessidades a curto, médio e longo prazo, objetivando elevar o IDH. A comunidade teve a oportunidade de participar, opinar e decidir sobre o futuro das necessidade e perspectivas coletivas de seu bairro. A cada edição do projeto as ações eram avaliadas. No inicio da ação percebeu-se que a visão sobre saúde do gestor público era mais biologicista e medicalizada. Então a equipe técnica da saúde, em particular as ESF, teve uma missão muito mais abrangente do que simplesmente levar os serviços curativos às comunidades. Dar ênfase ao trabalho dos profissionais da ESF, desenvolvendo ações de prevenção, promoção e proteção à saúde, foco principal da Atenção Primaria em Saúde.

 

 

 

MANUAL DE NORMAS E ROTINAS PARA PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IÇARA/SC

 

Glícia Pagnan Silveira – Enf. Coordenadora Municipal da Estratégia de Saúde da Família, Especialista.

Ivanir Pra Silva Thomé – Enf. Setor Técnico e Planejamento da Secr. Saúde .Msc. em Ciências da Saúde.

Valdemira Santina Dagostin – Gestora da Saúde, Msc. em Ciências da Saúde.

Maristela Paz Meinerti – Enf. Coordenadora Municipal do Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense.

 

 

Considerando a evolução do Sistema Único de Saúde no Brasil, que sofre transformações freqüentes e que precisa acompanhar as necessidades da população, surge a preocupação na atuação da Enfermagem da Atenção Básica para que a população assistida conserve e mantenha seu estado de saúde. A Enfermagem é uma profissão que tem como uma de suas atribuições cuidar de pessoas, famílias e comunidades, necessitando de uma base de conhecimentos científicos, não podendo ser praticada confiando-se somente nos hábitos, na intuição ou nas tradições para tomar decisões. O presente consolidado reúne em forma de manual, as normas e rotinas para procedimentos de Enfermagem, além de outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem, constituindo um instrumento de consulta. A construção do manual, além de referenciar material teórico, foi baseada em várias discussões e revisões com a Equipe de Enfermagem das Estratégias de Saúde da Família do Município, sempre adaptando à realidade do serviço e aos recursos disponíveis na rede de Atenção Básica Municipal. Assim, permite aos profissionais de enfermagem dirimir dúvidas sobre os materiais necessários, permite assegurar a padronização na execução dos procedimentos de enfermagem, a uniformização da assistência e a organização do serviço. A implantação do Manual deu subsídios suficientes e relevantes para a boa prática das ações de Enfermagem, sendo este o pioneiro no serviço público municipal de Içara, devendo ser submetido a constantes avaliações e atualizações.

 

Mais informações

Laudo Calegari – (048) 9106 8576

Secretário de Saúde de Içara

 

Mira Dagostin – (048) 84778398

Gestora de Saúde

 

Glícia Pagnan

Coord. Atenção Básica/ESF/NASF

Secretaria de Saúde – (048) 34613700